Boas práticas para gestão de supermercados e varejo em geral.
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
M&A - Fusões e Aquisições

Comprando ou vendendo seu supermercado? Confira alguns pontos de atenção para fazer o melhor negócio

R-Dias Especialistas em Varejo0
A compra e a venda de lojas podem fortalecer o negócio de supermercados. Para não perder dinheiro, buscar um parceiro estratégico (investidor) e contar com um especialista para acompanhar as negociações são ações essenciais.

A consolidação do mercado de varejo alimentar é algo de que muito se fala, mas na prática os varejistas veem poucas movimentações neste sentido. Nos últimos meses, início de 2020, tivemos a aquisição do Makro pelo Carrefour e da Rede Sales Supermercados pelos Supermercados BH, em Minas Gerais. 

Para justificar a velocidade dessa concentração temos alguns fatores muito relevantes: 


1) O Brasil tem dimensões continentais, 8.515.767 Km², e se comparado a toda a Europa* 4.324.782 Km² tem praticamente o dobro do tamanho. Sem dúvida é muito mais fácil consolidar um mercado com menores distâncias. 

2) Aqui a complexidade da questão tributária é alta e muito onerosa. Grandes redes com faturamento de bilhões de reais mantêm sua atuação regional e não ultrapassam as fronteiras do estado, mesmo que em alguns casos tenham lojas há mais de 600 km de distância da Matriz. 

3) A questão da cultura é verdadeira. Diferente do que acontece em outros segmentos, como tecnologia, por exemplo, no varejo alimentar vender a empresa ainda é sinônimo de fracasso. A maioria dos supermercadistas associa a venda da empresa às dificuldades financeiras ou de sucessão. Poucos se preparam para fazer um bom negócio e vender a empresa de forma lucrativa.  

Felizmente isso vem mudando, já temos empresas pensando em fusões ou aquisições como algo mais estratégico e a R-Dias tem colaborado com várias delas.  


Pontos favoráveis à concentração 


Se por um lado existem dificultadores da concentração no varejo alimentar, os pontos favoráveis a essa movimentação vêm crescendo e o mercado deve responder à altura. 

Um desses pontos, apontado pelo especialista em fusões e aquisições, Gustavo Fleubert, é a questão da taxa de juros e dos rendimentos do mercado financeiro, que vêm diminuindo ano a ano. Os retornos financeiros no Brasil estão em queda. Em junho de 2020, a taxa Selic atingiu patamares mínimos de 2,15% ao ano. 

Isso faz com que os investidores saiam do mundo financeiro e invistam no mercado real para ter melhores retornos, como na produção de bens, serviços e até mesmo no varejo alimentar. 


Outro ponto favorável destacado pelo especialista é que durante os últimos anos muitos supermercadistas se capitalizaram, prepararam suas estruturas, evoluíram em gestão, aumentaram sua capacidade de competição e estão eficientes e prontos para crescer.  

A maioria se preparou em 2019, com a melhora dos indicadores econômicos e da confiança do empresariado, para a expansão em 2020. 

Antes da pandemia, a quantidade de lojas previstas para abrir em grandes capitais era enorme. Somente em Fortaleza, por exemplo, entre clientes ativos e inativos da R-Dias já havíamos somado mais de 30 lojas. 

Dúvidas? Clique e solucione gratuitamente!

A pandemia e o Oceano Azul 


Se, por um lado, temos um grupo preparado para crescer, por outro lado a feroz concorrência dos últimos anos tem dificultado a vida de muitos supermercadistas. São empresas que têm perdido eficiência e normalmente têm altos volumes em financiamento bancário, com forte antecipação de recebíveis e ainda juros elevados. 

Muitos, desse segundo grupo, estão comemorando o atual momento, pois a essencialidade dos supermercados tem possibilitado navegar em um “oceano azul” durante a pandemia. Mas isso é por tempo limitado. Na verdade, trata-se de uma verdadeira cortina de fumaça que esconde o iceberg logo à frente.  

Acontece que essa questão envolve estoque, capital de giro e ciclo financeiro. Vender mais sem um bom ciclo financeiro impacta fortemente o capital de giro e nessas horas de recessão o dinheiro pode custar ainda mais caro nos bancos. O aumento de vendas em função da essencialidade e o aumento de margem em função das poucas ofertas das últimas semanas são passageiros, é preciso cuidado. 

Expandir e capitalizar 


Um ponto que pode ser explorado entre esses grupos de empresas supermercadistas é o de lojas deficitárias. Veja o gráfico abaixo que mostra o EBITDA por loja. 


Muitas unidades estão positivas e outras negativas. Uma operação mais simples de fusão e aquisição (M&A) e a venda de uma ou de algumas lojas da rede para outras empresas pode ser uma solução, quem sabe a capitalização que o negócio precisa, segundo Fleubert. Isso porque durante a evolução da rede muitas lojas podem ficar fora do mix, do padrão de tamanho, e dificultar a performance da rede. 

Quem não conhece uma rede que tenha a matriz operando no mesmo local há 20 ou 30 anos e a loja acabou ficando fora do padrão? Uma operação de compra e venda pode ser um momento ideal para expandir de um lado e capitalizar de outro lado, sem maiores traumas. 

Em momentos de fusões e aquisições é essencial ter alguém de confiança conduzindo a operação. Há detalhes importantes como capacidade ociosa do ponto, qualidade e tempo de vida dos equipamentos, entre outras questões de garantias e proteções que fazem muita diferença. 

Fleubert tem assessorado muitas empresas pelo Brasil e participado de operações de fusões e aquisições (M&A) garantindo ao cliente o melhor negócio possível. 

Quer saber mais sobre o mercado de fusões e aquisições entre em contato com a gente pelo nosso canal gratuito. Clique aqui. 

*Europa sem a Rússia 





  • compra supermercado
  • fusões e aquisições
  • M&A
  • operação
  • operação em supermercados
  • supermercado
  • varejo
  • venda supermercado
Compartilhar
Quer comprar um supermercado? O que descobrir antes de fechar negócio Publicação Anterior
Varejo aumenta produtividade com novos formatos de contrato de trabalho Próxima Publicação

Recentes

  • CasesInteligência Comercial

    Fortalecendo o caixa da empresa

  • CasesInteligência Comercial

    Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

  • CasesInteligência de Gestão

    BIGLAR investe na redução das perdas

  • CasesInteligência Comercial

    Fortalecendo o time Comercial na Copercana

Leia por categoria

Cases Controladoria CORONAVÍRUS Download Gestão Histórias Inteligência Comercial Inteligência de Gestão M&A M&A - Fusões e Aquisições Operação de Loja Operações Podcast Precificação Prevenção de Perdas Redução das Perdas Tecnologia Uncategorized Vídeo Webinar

Leia por Tendência

atacarejo case cmv comercial competitividade comprador consumidor controladoria coronavírus eficiência flv formatos de loja fusões e aquisições gestão Gestão de categorias gestão de fornecedores gestão de supermercados indicadores inteligência comercial lucro M&A margem operação operações Perecíveis planejamento podcast posicionamento posicionamento de mercado posicionamento mercadológico precificação precificação estratégica preço pricing r-dias redução das perdas redução de despesas supermercadista supermercado Supermercados tecnologia varejo vendas vídeo webinar

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Precificação
CONTROLADORIA
OPERAÇÃO
Operação de Loja
REDUÇÃO DAS PERDAS

TECNOLOGIA
CASES
HISTÓRIAS
CORONAVÍRUS

 

GESTÃO
M&A
VÍDEO
Webinar
PODCAST

 

 

Varejo em Ação

O Varejo em Ação tem a missão de contribuir para evolução do varejo compartilhando conhecimento, boas práticas, inovação e indicadores do segmento, com cases e histórias de sucesso! 

Idealizado e com conteúdo produzido exclusivamente pela R-Dias Especialistas em Varejo.