Há pouco mais de uma década, o segmento supermercadista tinha basicamente 3 formatos relevantes: supermercados, hipermercados e atacarejo. Passados 10 anos o cenário se multiplicou e hoje existem mais de 15 tipos de formato de lojas.

Cada modelo tem suas particularidades e são grandes as diferenças entre eles, da compra, do sortimento até o PDV, passando pela margem, despesas operacionais, quebras e nível de serviço.
A questão é: muitos empresários do VAREJO ALIMENTAR não entenderam que cada formato merece uma estratégia, cada modelo é um tipo de negócio e cada negócio tem seus indicadores de performance.
A R-Dias tem construído e implementado projetos vencedores que especificam, em detalhes e com profundidade, como criar um novo formato. São dezenas de informações, como:
- Estrutura física e equipamento
- Layout e exposição
- Modelo logístico
- Alocação de mão de obra setorizada
- Modelo operacional
- Simulação de cenários financeiros e DRE
COMO VENCER A CONCORRÊNCIA UTILIZANDO NOVOS FORMATOS?
O melhor caminho aponta para diversificar o negócio, estar mais próximo dos clientes, ampliando o número de lojas, aumentando a quantidade de municípios atendidos e assim participar de mais MOMENTOS DE COMPRA DO CONSUMIDOR, que é quem decide em qual formato realizará a compra, e se você tiver dois ou mais formatos terá mais interações com o shopper.
Pensado de forma estratégica e no futuro, a catarinense COOPER decidiu diversificar e investir na construção de diversos modelos de negócios, motivada pelas demandas dos cooperados que chegam através de ouvidorias ou de outros canais de relacionamento, dizendo que gostariam de ter a COOPER mais próxima de suas localidades.
Com uma gestão profissional e visionária, o Presidente Executivo do grupo, Osnildo Maçaneiro, explica que o grande propósito do desenvolvimento de novos formatos é justamente estar próximo das pessoas que querem ter uma cooperativa ao seu lado, seja em cidades menores ou em bairros nas cidades em que atuam.

EM BUSCA DA PROXIMIDADE COM O CLIENTE
“Para o desenvolvimento do projeto de novos formatos de loja, a assessoria da R-Dias foi fundamental no planejamento das ideias que tínhamos, um trabalho feito a quatro mãos, realizado in loco e também via digital, mas sempre em parceria com a nossa equipe. Foi muito trabalho de ambas as partes que culminou em todo o planejamento, ordenamento e detalhamento de cada etapa, de cada formato que criamos. Um trabalho a quatro mãos, de muito sucesso!”, afirma.
De acordo com Osnildo, o apoio da R-Dias foi fundamental, trazendo a condição de trocar ideias e validar por uma assessoria externa. Na visão do Presidente Executivo, trata-se de um negócio viável para a organização e com o retorno do investimento validado a curto e médio prazo. Ele acrescenta que a inovação é algo perene na cooperativa e por isso acredita que continuarão investindo em diversificação. Afinal, ao longo da história de 77 anos da COOPER foram várias as inovações em formato, modelo e conceito.

Transmitindo felicidade
“A visão da nossa cooperativa é a de que ela é inovadora e gera felicidade às pessoas. Portanto, vamos continuar expandindo para gerar felicidade aos cooperados, nossos eternos donos e usuários. Nunca esquecemos que nosso primeiro valor, o cooperado é a nossa razão de existir e outro, também importante, é o respeito às pessoas. Com certeza, no futuro iremos expandir, sempre gerando um bom relacionamento e felicidade a essas pessoas que fazem parte da nossa história. O nosso propósito é: “Juntos cooperamos para momentos felizes”. Portanto, tem tudo a ver com felicidade, num momento de bastante instabilidade, queremos transmitir cada vez mais a felicidade. E é isso o que procuramos fazer diariamente”, garante.