Rateios e ajustes rastreáveis
Uma situação que chama atenção no varejo por todo o Brasil é a quantidade de planilhas eletrônicas utilizadas na gestão dos resultados, a mais famosa, o EXCEL domina as controladorias e as reuniões de gestão. Já temos vistos planilhas para controle das próprias planilhas, uma loucura!
No primeiro momento, parece uma solução mágica, mas com o passar do tempo e a grande quantidade de dados, a situação se complica e muitos dificultadores e novas planilhas surgirão. O cenário é crítico e a falta de rastreabilidade deixa a controladoria e a alta gestão com um enorme trabalho manual para alcançar a segurança nos resultados e indicadores.

Liberdade e acesso á informação
A UP VAREJO, empresa do grupo R-Dias vem desenvolvendo há algum tempo uma ferramenta que revoluciona a atuação da controladoria no segmento e, mais do que isso, DEMOCRATIZA O ACESSO À INFORMAÇÃO por toda a empresa, tudo com uma única fonte de dados, muita segurança e com menor esforço.
Alguns pontos vantajosos da ferramenta:
- Integração com sistema de gestão via API
- Controle dos rateios com automatização
- Input de ajustes entre contas com facilidade
- Rastreabilidade de rateios e ajustes
- Facilidade na construção de novas visões
- Estruturação e expertise do segmento varejista
Controladoria 4.0
“Nas centenas de projetos de CONTROLADORIA e REDUÇÃO DE DESPESAS realizados pela R-Dias percebíamos essa necessidade”, afirma Alexandre Ribeiro, CEO da R-Dias. “O trabalho da controladoria é muito importante e se perde muito tempo na integração de dados e validações destas informações. Além disso, existe uma dificuldade de distribuir essa informação pela empresa. O tempo gasto na construção de planilhas deveria ser utilizado para análise dos indicadores e melhoria de performance. Um trabalho feito por uma controladoria que pensa no negócio e contribui para a sustentação estratégica das outras áreas, a Controladoria 4.0”, acrescenta.

Comparando com o BI
Com tantos anos e centenas de experiências em gestão de controladoria e apuração de resultado a R-Dias percebeu duas deficiências nos BI´s.
- O ônus das construções dos CUBOS de dados. É necessário o envolvimento de um profissional especialista em BI e não no negócio. Na prática as demandas tem que entrar na fila para serem construídas e muitas vezes a necessidade da análise é iminente. Além do custo especialista em tecnologia (BI) temos um possível atraso nas entregas das visualizações.
- Custo para distribuição em massa ao acesso à informação. Estamos vivendo a era da informação e compartilhar o dado, por toda a organização, é tão importante quanto ter a informação. Os BI´s tem aí uma situação dificultadora principalmente para grandes empresas com maior número de colaboradores, liberar dados online para a nível gerencial ou tático fica muito caro.
Com o golyzer, a UP Varejo quer democratizar o acesso à informação por toda a empresa, por exemplo, o gerente de loja pode ter, acesso online, a uma visão da filial com os dados e indicadores de despesas, personalizada e filtrada corretamente, com ou sem comparação com as demais lojas. Isso com uma excelente custo-benefício.
Além disto, outro diferencial da ferramenta é a facilidade de construção das visões e DRE´s. O especialista do NEGÓCIO pode criar novas visões, ajustar e alterar as existentes sem o ônus das construções de cubos.
Isso é liberdade no acesso ao dado e facilidade na construção das visões!
Ao mesmo tempo queremos que a alta gestão tenha uma apuração de resultados confiável, no menor tempo possível e rastreável. Imagine, todos os ajustes e rateios controlados e automatizados mês a mês.
Quer apurar seus resultados da venda ou lucro líquido, passando por todas as contas da sua DRE com esses facilitadores? Entre em contato com a UP Varejo (11) 99889.4834.