Boas práticas para gestão de supermercados e varejo em geral.
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
CasesInteligência Comercial

Garantindo a margem com competitividade

R-Dias Especialistas em Varejo3

A equipe comercial é um time, normalmente enxuto, em comparação com a quantidade de pessoas que atuam na operação de loja. Não é raro encontrar redes com 5 (cinco) compradores para 10 lojas faturando R$ 15 milhões por mês, ou mesmo redes com 9 (nove) compradores para 26 lojas com R$ 120 milhões de faturamento mensal.

Em outras palavras, a quantidade de compradores não precisa necessariamente seguir o crescimento do número de lojas e isso é coerente e correto.

Papel estratégico do comercial

Encontrar uma equipe de compradores estratégicos, no entanto, já é mais difícil de acontecer. Em trabalhos da R-Dias, dentro da estrutura comercial, quase sempre encontramos compradores operacionais, com pouco foco na estratégia e muito no operacional. Nesses casos, o dia a dia é tomado pelas seguintes ações:

  • Atendimento ao vendedor com foco na quantidade e preço (preço=volume)
  • Definição de item no encarte, e programação de oferta
  • Precificação pela entrada de nota
  • Atendimento constante das lojas para divergência de pedido
  • Atendimento aos gerentes de loja para acompanhar preço concorrente
  • Negociação de trocas

A equipe comercial da sua empresa está nesse cenário? Falta tempo para pensar estrategicamente? Têm poucas as propostas de inovação?

Fale com a R-Dias pelo Whatsapp

Automatizando o pricing

Há alguns anos, a rede gaúcha Comercial Zaffari decidiu mexer nesse cenário e investiu na automatização do pricing implantando a ferramenta e a metodologia com apoio da assessoria R-Dias.

Garantindo a margem com competitividade

A empresa varejista conta hoje com 10 supermercados com a bandeira Comercial Zaffari, no Rio Grande do Sul, e 17 lojas com a bandeira Stok Center, no mesmo estado e em Santa Catarina.

De acordo com o diretor comercial e de operação da empresa, Roberto Tecchio, a ferramenta está sendo utilizada desde 2016 para a pesquisa de preço e contribui muito para uma competitividade mais saudável. “A metodologia colaborou bastante com o processo do dia a dia. A evolução que notamos é o controle da concorrência sem desperdiçar margem. Antes, não tínhamos esse controle e nada que nos norteava”.

Conhecer a concorrência e precificar de forma estratégica levando em consideração o nível de serviço, a metodologia de posicionamento mercadológico da R-Dias, contribui fortemente para preservar a margem, o case do Comercial Zafarri mostra o quanto é relevante entender o mercado e estar embasado em técnicas e ferramentas eficientes.

Pensando em evoluir o comercial

O exemplo acima mostra como uma ferramenta de automatização de PRICING pode colaborar com o setor comercial. Aqui na R-Dias, costumamos dizer que o comercial deve trabalhar “com folga” e assim ter tempo para pensar e otimizar o resultado. Aquele comercial que tira pedido o dia todo, que fica no sufoco para precificar e ainda tem que atender o gerente com rupturas, não produz todo o resultado esperado, pois está afogado nas questões operacionais.

Um comercial estratégico:

  1. Conhece o comportamento do consumidor;
  2. Precifica por curva e de forma clusterizada;
  3. Leva em consideração o nível de serviço na precificação
  4. Avalia a margem por categoria;
  5. Programa as ofertas com antecedência;
  6. Acompanha o fluxo de caixa e a geração de tesouraria;
  7. Pensa em competitividade
  8. Busca alcançar a melhor margem possível

Já pensou em aplicar técnicas apuradas e certificadas para melhorar a eficiência comercial da sua equipe?
Podemos contribuir para transformar seu time comercial em estratégico, com apoio de métodos, técnicas e tecnologia.

Quer saber como otimizar as margens do setor comercial da sua empresa? Entre em contato com a R-Dias (11) 99889-4834

  • comercial
  • margem
  • precificação
  • pricing
  • supermercado
Compartilhar
Atacarejo com atuação estratégica em perecíveis Atacarejo com Atuação Estratégica em Perecíveis Publicação Anterior
Facilitando a vida da controladoria Facilitando a vida da Controladoria Próxima Publicação

Recentes

  • Inteligência Comercial

    Concorrência ou inflação?

  • Facilitando a vida da controladoria
    Controladoria

    Facilitando a vida da Controladoria

  • Garantindo a margem com competitividade
    CasesInteligência Comercial

    Garantindo a margem com competitividade

  • Atacarejo com atuação estratégica em perecíveis
    CasesOperações

    Atacarejo com Atuação Estratégica em Perecíveis

Leia por categoria

Cases Controladoria CORONAVÍRUS Download Gestão Histórias Inteligência Comercial M&A M&A - Fusões e Aquisições Operação de Loja Operações Podcast Precificação Prevenção de Perdas Redução das Perdas Tecnologia Uncategorized Vídeo Webinar

Leia por Tendência

atacarejo case cmv comercial competitividade comprador consumidor controladoria coronavírus eficiência flv formatos de loja fusões e aquisições gestão Gestão de categorias gestão de fornecedores gestão de supermercados indicadores inteligência comercial lucro M&A margem operação operações Perecíveis planejamento podcast posicionamento posicionamento de mercado posicionamento mercadológico precificação precificação estratégica preço pricing r-dias redução das perdas redução de despesas supermercadista supermercado Supermercados tecnologia varejo vendas vídeo webinar

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Precificação
CONTROLADORIA
OPERAÇÃO
Operação de Loja
REDUÇÃO DAS PERDAS

TECNOLOGIA
CASES
HISTÓRIAS
CORONAVÍRUS

 

GESTÃO
M&A
VÍDEO
Webinar
PODCAST

 

 

Varejo em Ação

O Varejo em Ação tem a missão de contribuir para evolução do varejo compartilhando conhecimento, boas práticas, inovação e indicadores do segmento, com cases e histórias de sucesso! 

Idealizado e com conteúdo produzido exclusivamente pela R-Dias Especialistas em Varejo.