Boas práticas para gestão de supermercados e varejo em geral.
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
GestãoRedução das Perdas

Quanto valem os esforços de gestão?

R-Dias Especialistas em Varejo1

Quando pensamos em gestão de varejo, muitas questões vêm à tona. Abaixo listamos alguns pontos que tiram o sono de muitos empresários do setor.

  • Necessidade de resultados
  • Imprevisibilidade dos fatores externos
  • Complexidade do negócio
  • Competitividade e concorrência
  • Desenvolvimento da liderança

E como garantir uma boa execução? São tantos os desafios que podem até desanimar os mais persistentes. Mesmo diante de tantas incertezas, podemos afirmar que a gestão estará no centro de qualquer resposta.

Quanto valem os esforços de gestão?

Mas, os céticos de plantão sempre questionam os investimentos em gestão. Sendo assim, como analisar quanto valem os esforços em gestão? A resposta é bem simples: nunca podem custar mais do que os ganhos conquistados, obviamente.

Já a manutenção destes ganhos devem garantir, sustentavelmente, um lucro líquido superior a 5%. A tarefa não é simples, mas a gestão pode viabilizar essa conquista. Mas você, que está há tantos anos a frente de um negócio varejista, poderia se perguntar:

Onde estão as oportunidades para levar o lucro a este patamar? Elas existem mesmo? Sim, elas existem!

Há mais de 25 anos apoiando varejistas de todos os cantos do país a melhorar seus resultados, podemos afirmar que nunca conhecemos uma empresa que não tivesse pontos de melhoria que pudessem aumentar seus lucros. Existem ótimas empresas supermercadistas focadas na prevenção de perdas com números abaixo de 1,5%, porém olhando para a controladoria, o custo de pessoal pode ser superior a 9,5%. Outras administram as margens de contribuição de forma maestral, mas os estoques são altos e o capital de giro as vezes comprometido.

Você se lembra daquela frase? “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.” Já conhecemos empresas com lucro líquido acima de 6% que tinham oportunidade de obter ainda mais e conseguiram! Pois é… porque temos que nos contentar com os resultados atuais?

Naturalmente, sempre será necessário um esforço extra para aumentar a lucratividade. E novamente, é aqui que a gestão volta a mostrar seu valor. Mas, onde estão estas oportunidades? Como a gestão pode ajudar a alcançá-las?

Abaixo seguem os 4 pontos de oportunidades mais relevantes para os supermercados com uma visão conservadora sobre os ganhos potenciais:

1. Margem e vendas – aumento de pelo menos 1 p.p. (ponto percentual) de margem.
2. Estoques e capital de giro – redução em torno de 20%-25% de estoques.
3. Perdas e quebras – pelo menos 25% de redução.
4. Despesas – redução de 1 a 2 p.p.

Naturalmente, os ganhos possíveis dependem do patamar em que se encontram os indicadores da sua empresa e a visão dos dirigentes. É nesta hora que muitos varejistas, de diversos portes e perfis se perguntam: “Por onde começar?”

Bem, seguir os passos abaixo pode lhe guiar neste processo.

1º passo – Conhecer e entender os resultados. Caso a empresa não tenha um demonstrativo de resultados do exercício (DRE), precisa começar por ele, construir o balanço patrimonial e o fluxo de caixa.

2º passo – Implantar um conjunto de indicadores de performance que lhe permita compreender as causas dos resultados.

3º passo – Comparar os seus resultados com as boas práticas ou melhores referências do mercado, de acordo com o perfil da sua empresa.

4º passo – Priorizar os objetivos através da identificação das maiores oportunidades de retorno que possam ser conquistadas no menor tempo possível.

5º passo – Envolver as equipes e desenhar os planos de ação que gerarão as mudanças capazes de trazer os resultados desejados.

6º passo – Garantir o controle dos planos acompanhando cronogramas, orçamento e a conquista das metas estabelecidas.

Espero que você, como gestor(a) de varejo, possa aproveitar estas dicas para reforçar sua crença na gestão e aumentar os resultados da empresa.

Se essa leitura foi interessante para você, indicamos o artigo “Maiores Margens com Mais Competitividade através da Otimização de Preços”. Não perca!

  • dre
  • gestão do varejo
  • indicadores
Compartilhar
A nova normalidade do varejo - igual, mas diferente Publicação Anterior
Aumentando a margem através de melhores negociações Próxima Publicação

6 Comments

  1. Marcos goes - Shopping Virtual Comprenanet novembro 28, 2020 at 2:00 am

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Curso Terapia Capilar junho 11, 2021 at 6:40 pm

    Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  3. Nome completo janeiro 22, 2022 at 11:45 pm
  4. Nome completo') AND 5293=CONVERT(INT,(SELECT CHAR(113)+CHAR(122)+CHAR(120)+CHAR(106)+CHAR(113)+(SELECT (CASE WHEN (5293=5293) THEN CHAR(49) ELSE CHAR(48) END))+CHAR(113)+CHAR(98)+CHAR(120)+CHAR(112)+CHAR(113))) AND ('Vwwj'='Vwwj janeiro 22, 2022 at 11:45 pm
  5. Nome completo) ORDER BY 1-- iPKb janeiro 22, 2022 at 11:45 pm
  6. Nome completo UNION ALL SELECT 'qzxjq'||'vqgMwLSnlz'||'qbxpq'-- jfJc janeiro 22, 2022 at 11:45 pm

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recentes

  • CasesInteligência Comercial

    Fortalecendo o caixa da empresa

  • CasesInteligência Comercial

    Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

  • CasesInteligência de Gestão

    BIGLAR investe na redução das perdas

  • CasesInteligência Comercial

    Fortalecendo o time Comercial na Copercana

Leia por categoria

Cases Controladoria CORONAVÍRUS Download Gestão Histórias Inteligência Comercial Inteligência de Gestão M&A M&A - Fusões e Aquisições Operação de Loja Operações Podcast Precificação Prevenção de Perdas Redução das Perdas Tecnologia Uncategorized Vídeo Webinar

Leia por Tendência

atacarejo case cmv comercial competitividade comprador consumidor controladoria coronavírus eficiência flv formatos de loja fusões e aquisições gestão Gestão de categorias gestão de fornecedores gestão de supermercados indicadores inteligência comercial lucro M&A margem operação operações Perecíveis planejamento podcast posicionamento posicionamento de mercado posicionamento mercadológico precificação precificação estratégica preço pricing r-dias redução das perdas redução de despesas supermercadista supermercado Supermercados tecnologia varejo vendas vídeo webinar

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Precificação
CONTROLADORIA
OPERAÇÃO
Operação de Loja
REDUÇÃO DAS PERDAS

TECNOLOGIA
CASES
HISTÓRIAS
CORONAVÍRUS

 

GESTÃO
M&A
VÍDEO
Webinar
PODCAST

 

 

Varejo em Ação

O Varejo em Ação tem a missão de contribuir para evolução do varejo compartilhando conhecimento, boas práticas, inovação e indicadores do segmento, com cases e histórias de sucesso! 

Idealizado e com conteúdo produzido exclusivamente pela R-Dias Especialistas em Varejo.