13 milhões de retorno em 24 meses com centralização de operações e redução das perdas. O projeto da R-Dias neste cliente começou com os seguintes objetivos:
• Centralização das operações de padaria
• Centralização do FLV
• Estruturar as regionais
• Evoluir a gestão das lojas
• Diminuir as perdas
O cliente tinha 26 lojas e o envolvimento da alta gestão, desde o início do projeto, foi um dos pontos chave para o sucesso desta jornada. Um dos sócios participou e acompanhou mensalmente os resultados financeiros, a evolução e as entregas do projeto.
Uma das primeiras ações para facilitar a gestão, dar visibilidade aos sócios e levar a empresa para além das FRONTEIRAS DA EFICIÊNCIA foi a criação da INTELIGÊNCIA EM REDUÇÃO DAS PERDAS. Ajudamos na seleção do profissional e inicialmente treinamos 1 analista para monitorar os indicadores desenvolvidos pelos especialistas da R-Dias para compartilhar essa informação com a empresa.
Na central de inteligência, em redução das perdas, passamos a medir os indicadores por regional, lojas, categorias e uma dezena de outros dados que passaram a serem compartilhados com os gestores de acordo com as suas responsabilidades.
BONS PROCESSOS
Uma outra informação analisada, compilada e distribuída pela central de inteligência foi a qualidade de todos os processos operacionais, traduzidas em números. Implementamos uma ferramenta de monitoramento de processos e unificamos os dados criando uma visão de CAUSA-EFEITO, ou seja, a visão do indicador das perdas foi ampliada e os gestores passaram a conhecer os processos que mais impactavam o indicador e com isso passaram a ter oportunidade de melhorar a operação e resultados com mais clareza.
ACREDITAMOS QUE OS PROCESSOS TÊM IMPACTO DIRETO NAS PERDAS, PARA O BEM OU PARA O MAL. PROCESSOS BEM DESENHADOS E IMPLANTADOS DIMINUEM A PERDA.
O gráfico a seguir mostra a evolução dos processos e a diminuição das perdas consequentemente, uma relação direta entre processos e perdas.
A partir da visão clara e dos indicadores estabelecidos os setores passaram a ser analisados com mais profundidade. As ações na padaria e FLV tinham como objetivo a centralização para ganho de QUALIDADE e redução das perdas. Obviamente o ganho de qualidade levaria ao objetivo de aumento das vendas.
FLV SETOR DESTINO
O modelo de operação do FLV centralizado foi definido após inúmeras análises, construção de diferentes cenários e debates, que resultou na modificação do horário de operação da Central de Distribuição que passou a operar a partir das 20:00h. Isso ajudou na conservação dos produtos, já que os caminhões não eram refrigerados e também na garantia do abastecimento das 26 lojas com a maior QUALIDADE possível e velocidade. O resultado da centralização e do monitoramento foi a redução das perdas no FLV, como mostra o gráfico a seguir:
CENTRALIZAÇÃO DA PADARIA
Na padaria os objetivos da centralização foram:
• Melhora da qualidade dos produtos
• Padronização das lojas
• Diminuição das perdas
• Aumento da venda
Iniciamos com a análise das vendas deste setor, estudamos informação loja a loja e a partir destes estudos o sortimento da padaria foi revisado garantindo a entrega do produto certo e na quantidade exata. Os impactos foram positivos e as quebras diminuíram gradativamente, conforme mostra o gráfico a seguir:
OUTRAS AÇÕES IMPLEMENTADAS
• Padronização dos inventários gerais, definição dos calendários dos
rotativos
• Implantação dos inventários semanais nos perecíveis
• Iniciativa da ação de DATA CURTA com automatização do processo
para monitoramento dos itens próximos a data de validade
• Controle do processo de ruptura nas lojas
• Evolução do processo de conferência na saída dos produtos do CD
e das lojas
• Evolução da central de inteligência em redução das perdas com
envolvimento de mais pessoas
• Implantação do modelo de gestão
Apresentamos rapidamente um projeto que durou 24 meses, construído em conjunto R-Dias e cliente que evoluiu o departamento de operações, levando a rede a ultrapassar as FRONTEIRAS DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL, o que permitiu maior controle e monitoramento das atividades e retornou mais de R$ 13.000.000 milhões de reais para a companhia. Um investimento que valeu a pena! Foram diversos estudos, debates e ações realizadas em conjunto que permitiram um retorno significativo. Quer saber mais ou qual o retorno esperar para a sua empresa? entre em contato com a R-Dias.