A reforma trabalhista gerou impactos nas operações dos supermercados sendo que um deles está ligado a nova modalidade de contrato de trabalho, o contrato intermitente. Esta modalidade de contrato permite que o trabalhador tenha carteira assinada, mas não necessariamente uma jornada de trabalho definida, podendo ser convocado para trabalhar em dias alternados ou somente por algumas horas ou seja, a subordinação não é contínua e pode ocorrer com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade.
Como não há jornada mínima de trabalho e o trabalhador é remunerado apenas pelo que executou, os gestores têm maior liberdade e assertividade na gestão da escala de trabalho pois, podem trabalhar com equipes maiores em horários de pico e equipe mais enxuta durante os períodos de menor movimento na loja. Isso diminui o custo de operação da frente de caixa e ainda aumenta o nível de serviço.
A demanda no supermercado varia muito ao longo do dia, da semana e do mês e cada unidade tem sua particularidade com relação aos horários de pico.
A combinação entre vários formatos possibilita ao varejista entregar um serviço adequado ao seu modelo de negócio, reduzir a despesa com pessoal, melhorar a produtividade da equipe e consequentemente, ser mais competitivo. Para o empregado, o contrato de trabalho intermitente é uma ótima oportunidade de trabalhar em mais de um lugar e completar a renda familiar.
Apesar dos benefícios para a empresa, porque esta nova modalidade de contrato de trabalho ainda está sendo pouco utilizada?
A união dos diferentes contrato de trabalho melhora a produtividade da equipe, entrega melhor nível de serviço ao cliente mas, também pode gerar dificuldade na gestão das escalas se elas estiverem sendo elaboradas de maneira manual.
Para uma escala super eficiente a R-Dias utiliza uma série de algoritmos com variáveis personalizadas a cada unidade e formato, levando sempre em consideração as características do negócio para o qual se está elaborando a escala. A automatização da escala pode gerar excelente ganho de performance e economia, mantendo o nível ser serviço.
Algumas variáveis importantes:
- Feriados
- Tipos de contrato de trabalho utilizado
- Horário loja
- Carga horário dos funcionários
- E mais uma série de variáveis.
Como identificar a necessidade de implantação de diferentes contratos de trabalho?
A dúvida que o varejista sempre tem é: como identificar o momento certo de implantar diferentes modelos de contrato de trabalho? A resposta para esta pergunta está relacionada a ociosidade da equipe e o nível de serviço que sua empresa está entregando aos clientes.
Se durante o mês há momentos em que a equipe fica ociosa, em que os balconistas ficam parados atrás do balcão esperando um cliente chegar, caixa com operadores mas sem cliente ou conferentes a espera de caminhões de fornecedores, há indícios de que contrato de trabalho intermitente trará ganho de produtividade à sua equipe. Por outro lado, se em alguns dias do mês ou horários do dia há filas em alguns setores, os clientes reclamam do atendimento ou os colaboradores precisam esticar o horário para dar conta do serviço, a utilização de colaboradores com contrato intermitente possibilitará à empresa entregar melhor nível de serviço aos clientes e reduzir custo, já que não terá despesa relacionada a hora extra.
Portanto, a utilização do contrato intermitente em conjunto com o contrato integral de trabalho trará benefícios para a organização nos dois cenários, excesso ou carência de mão de obra em determinados momentos de pico.
Competitividade e contrato de trabalho
Bom gerenciamento de mão de obra não significa redução aleatória do quadro de colaboradores e sim, um quadro eficiente com a quantidade certa de colaboradores por setor e horário para que seja oferecido ao cliente um nível de serviço compatível a proposta do supermercado sem onerar a despesa operacional. Quando se combina diferentes modalidades de contrato de trabalho de maneira a evitar a ociosidade e melhorar a entrega de serviço ao cliente há redução de despesas com mão de obra.
O sucesso na utilização de diferentes contratos de trabalho está na combinação assertiva entre a quantidade de colaboradores em cada modelo de trabalho pois, o excesso de mão de obra em um determinado modelo pode gerar ociosidade e consequentemente, elevação das despesas. Por outro lado, a carência em algum contrato pode prejudicar o nível de serviço entregue ao cliente. É preciso identificar a participação correta de colaboradores em cada contrato de trabalho, a cada hora e setor para se obter ganhos efetivos de redução de despesa.
Supermercados com gestão eficiente da mão de obra ou seja, despesa operacional baixa e nível de serviço adequado ao seu modelo de negócio conseguem ser mais competitivos que seus concorrentes. Portanto, a utilização de diferentes modelos de contrato de trabalho, entre eles o contrato intermitente, permite que a empresa tenha redução das despesas operacionais, possibilidade de trabalhar com melhores preços e manter a sua margem.
Neste texto discutimos mais uma estratégia da área operacional para que a empresa se torne mais competitiva, a área operacional deve ser vista como estratégica e agente de mudança para que os objetivos organizacionais referente a competitividade sejam alcançados.