Boas práticas para gestão de supermercados e varejo em geral.
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
Tecnologia

Vantagens e desvantagens dos aplicativos para supermercados

R-Dias Especialistas em Varejo2
Entenda os pontos relevantes dos aplicativos, as estratégias de longo prazo e o que vem acontecendo em outros segmentos.  

Com o apelo da transformação digital, a questão do omnichannel e o rápido crescimento da mobilidade, os super aplicativos ou Apps se apresentam como solução rápida e fácil para levar seu supermercado a esse mundo digital. Mas, será esse o melhor caminho? Quais são as vantagens e desvantagens de usar aplicativos? 

A facilidade de entrada nesse novo mundo, via super Apps, para aqueles que pesquisam o tema, implica em aderir sem questionar a um modelo de negócio criado, gerido e controlado por terceiros. 

Para refletirmos melhor sobre o assunto, uma provocação: quem é o cliente dessas plataformas, o consumidor-final ou o supermercado que expõe seus produtos? Quais são as limitações impostas? 

Antes de mergulhar nessas questões, vale mais uma provocação para os supermercadistas: informações do varejo alimentar dão conta de que a taxa dos super Apps para os supermercados varia próximo a 8% do valor bruto.  


Ferramenta deve estar dentro de uma estratégia


Na verdade, trata-se de uma operação que pode levar os consumidores para a sua loja, ampliar mercado, mas qual supermercado tem lucro líquido superior a 8%? Acreditamos que são raríssimos pelo Brasil. 

Por outro lado, entrar neste universo com aplicativo próprio, com a bandeira do seu supermercado demora mais, dá mais trabalho e gera outros gastos. O importante é entender qual é a sua estratégia e como será a atuação da sua empresa e dos super Apps no longo prazo. 

Para os especialistas da R-Dias, o aplicativo deve ser uma ferramenta dentro de uma estratégia que exige do varejista uma série de esforços. Alguns deles deveriam ser simples, como estoque certo e ruptura. Outros são mais complexos, como a qualidade da entrega, o tempo de separação de produtos, situações de trocas do delivery, além do controle do score com os clientes. 

Quer trocar ideias sobre os Apps? Fale com a gente pelo nosso canal gratuito. Clique aqui! 

Restaurantes sem acesso aos dados 


Como os restaurantes fazem parte da maioria dos estabelecimentos ativos nos super Apps utilizaremos esse segmento como referência, mas sabemos que, como dizem os mais experientes, as histórias se repetem.  

O primeiro segmento a embarcar de verdade nesta onda foi o de comida rápida. Os restaurantes fast-food e, mais recentemente, diversos outros formatos de restaurante, alguns até mais sofisticados, têm mergulhado de cabeça nos aplicativos. Os bons resultados surgiram, mas vieram também sinais de experiências negativas e com mais frequência. 

Ao entrar neste universo eles conseguem até ampliar suas vendas, mas os clientes não são deles, os dados não são deles. O mais perto que conseguem chegar do cliente é através do entregador de delivery. Isso deve acontecer em outros segmentos também. 

Diversos varejistas narram que não têm acesso a dados relevantes para entender o comportamento de seus consumidores. A análise fica com o aplicativo. É o App que compreende: 

  • Quem realiza a compra, o consumidor final; 
  • Quais os itens da cesta, a quantidade a variedade e outras informações; 
  • Que dia e hora o consumidor realiza compra, a frequência; 
  • De forma macro, para qual região se vende mais ou menos determinados itens; 
  • Informações relevantes, que podem gerar inteligência no negócio. 

Se analisados, esses dados podem gerar valor para o varejista, como por exemplo, o raio de atendimento, os tipos de consumo, a fidelidade, entre outros. É necessário analisar com mais cautela. 

Saiba mais: [VÍDEO] Super Apps | Canais Digitais – Riscos e benefícios 




  • aplicativos
  • Apps
  • super apps
  • Supermercados
  • varejo
Compartilhar
7 passos para mapeamento de processos em supermercados Publicação Anterior
6 passos para Gestão de Supermercados Próxima Publicação

Recentes

  • CasesInteligência Comercial

    Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

  • Tecnologia

    Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

  • Inteligência Comercial

    Campeãs de Performance do Varejo

  • CasesInteligência Comercial

    Fortalecendo o caixa da empresa

Leia por categoria

Cases Controladoria CORONAVÍRUS Download Gestão Histórias Inteligência Comercial Inteligência de Gestão M&A M&A - Fusões e Aquisições Operação de Loja Operações Podcast Precificação Prevenção de Perdas Redução das Perdas Tecnologia Uncategorized Vídeo Webinar

Leia por Tendência

atacarejo case cmv comercial competitividade comprador consumidor controladoria coronavírus eficiência flv formatos de loja fusões e aquisições gestão Gestão de categorias gestão de fornecedores gestão de supermercados indicadores inteligência comercial lucro M&A margem operação operações Perecíveis performance planejamento podcast posicionamento posicionamento de mercado precificação precificação estratégica preço pricing r-dias redução das perdas redução de despesas supermercadista supermercado Supermercados tecnologia varejo vendas vídeo webinar

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Precificação
CONTROLADORIA
OPERAÇÃO
Operação de Loja
REDUÇÃO DAS PERDAS

TECNOLOGIA
CASES
HISTÓRIAS
CORONAVÍRUS

 

GESTÃO
M&A
VÍDEO
Webinar
PODCAST

 

 

Varejo em Ação

O Varejo em Ação tem a missão de contribuir para evolução do varejo compartilhando conhecimento, boas práticas, inovação e indicadores do segmento, com cases e histórias de sucesso! 

Idealizado e com conteúdo produzido exclusivamente pela R-Dias Especialistas em Varejo.

×