A Copercana é uma cooperativa com 59 anos de mercado, dividida nos segmentos de varejo e agrícola. Ao todo são 6 (seis) lojas de supermercados e com a evolução do mercado e as mudanças constantes do comportamento do consumidor a diretoria antenada percebeu que precisava melhorar os indicadores e monitoramentos dentro do setor comercial.

Para tanto, pesquisaram uma assessoria focada no segmento de varejo alimentar e encontraram a R-Dias. O trabalho teve o objetivo de desenvolver todo o setor comercial, de forma macro, porém neste artigo falaremos de Inteligência Comercial.
A Inteligência Comercial tem envolvimento direto com o Pricing, Margem e Competitividade entre outros indicadores do setor, apurando em detalhes e verificando se o comprador está atingindo as metas, na definição do encarregado Comercial, Felipe Nicolas Gomes.
“Realizamos semanalmente uma reunião com todos os compradores, o gestor de compras e a Inteligência. Apuramos o desenvolvimento do Pricing de cada comprador na semana anterior e eles prestam contas à gerência comercial, tanto o gestor de compras como os próprios compradores. Eles são orientados e, na semana seguinte, monitoramos para ver o desempenho. Esse trabalho foi realizado pela frente de Modelo de Gestão no projeto com a R-Dias”, relata Felipe.
Além disso, a Inteligência de Mercado também é responsável pela preparação de vendas, análise de margem, estoque, cuida também de cadastro de material, gestão de tabloide, gestão de estoque, gestão de ruptura. Todos esses indicadores e mais alguns focados no time comercial são desenvolvidos e entregues ao setor, com velocidade e precisão dos números.
Atualmente, a empresa está finalizando a frente de Inteligência de Mercado e iniciando a ferramenta de fluxo de caixa por categoria com apoio da assessoria, para a liberação de capital de giro. “Agora sei como está meu prazo de pagamento por categoria, por comprador e com base nisso fecho meus dias de estoque”, conta.
A Copercana já tinha uma equipe que dava suporte ao setor de compras, levantava números, analisando as vendas, as categorias, o fornecedor, a margem, as perdas, mas não havia processos. Trabalhavam conforme a necessidade do comercial. “Com a R-Dias conseguimos redefinir todos os processos, e transformá-los em rotina, com expressivo ganho operacional. A Inteligência de Mercado hoje na empresa é uma guardiã para que todos os processos implantados continuem”, afirma o encarregado.
Na avaliação de Felipe, o trabalho de inteligência contribui para um dia a dia mais leve e uma gestão evolutiva. “Antes, se caía a margem não sabíamos o que tínhamos que fazer, qual era o problema. Hoje, se o resultado cai, rapidamente conseguimos saber o que está causando o problema com base nas ferramentas implantadas e temos agilidade para resolver”, explica.

Quanto aos resultados, segundo o encarregado, além do ganho comercial de quem sabe onde tem que focar, há ganhos no marketing, pois com o apoio da R-Dias foi possível fazer a definição dos papéis de categoria, norteando assim o trabalho. “Também fazemos a gestão de tabloide: hoje, a Inteligência define o layout, bem como as categorias que serão divulgadas, passa para o comprador, que faz a negociação com base no que está predefinido, e isso chega ao marketing. Antes, as estratégias definidas muitas vezes não estavam de acordo com a nossa necessidade”, diz ele.
Felipe considera que a Frente de Projeto Inteligência Comercial foi um bom investimento, que entende as causas e os efeitos e sabe atuar na correção de rumos, deixando o Comercial do Copercana mais forte.
Quer conhecer mais cases sobre como a R-Dias tem contribuído para o aumento de margem e fortalecimento do time comercial pelo Brasil? Entre em contato conosco.