GESTÃO MAIS SIMPLES E MAIS PROFUNDA PARA ESTAR À FRENTE
O consumidor mudou e o varejo vem acompanhando essas mudanças, principalmente fazendo uso da tecnologia, transformando dados em informações importantes para a tomada de decisão. O processo ainda pede mais agilidade e simplificação.
Vivemos na era do aqui e agora, de tudo a um clique, com um consumidor mais exigente a cada dia. Aos poucos o varejo deixa para trás antigos hábitos, como os controles manuais ou em Excel. Agora, rapidez de ação e decisões acertadas mais do que nunca norteiam as operações de varejo, sempre de olho no que o cliente deseja e nos serviços que precisa oferecer na loja para atende-lo da melhor forma, proporcionando uma boa experiência.
Uma das vertentes para que uma empresa esteja entre as Campeãs de Performance é que ela tenha acesso às informações e agilidade na tomada de decisão. Isso lhe dará mais assertividade na gestão.
No passado, a quantidade de informação que as empresas tinham era muito pequena, então a prioridade era trabalhar para obter mais. Só que isso mudou, evoluiu, as coisas se transformaram muito e rapidamente. Hoje, a maioria das empresas têm dados demais. A preocupação agora é outra: como extrair o máximo resultado disso?
Agora, aquela conversa antiga sobre dados e informação está tomando conta das operações e o contraste está cada dia mais evidente. Isso porque a maioria dos varejistas já entendeu que informação é o dado contextualizado, que faz sentido, que traz clareza sobre os fatos ocorridos e projeções sobre os que ocorrerão no futuro.
Há um bom exemplo super atual sobre a diferença de dados e informação: o Google, que traz dados em forma de endereços de sites, e o ChatGPT que traz informação contextualizada, pronta para ser usada.
Como ficam os varejistas nesse cenário?
Os varejistas têm bancos de dados colossais. Na verdade, o varejo está entre os segmentos que mais geram volume de dados, maior que muitos outros. E o desafio continua a ser como converter tais dados em maiores resultados.
Há quase três décadas, a R-Dias vem trabalhando para simplificar a gestão para o varejista. Daí vem a questão: como trazer um conjunto consistente de dados convertidos em informação para a tomada de decisão?
De acordo com o CEO, Alexandre Ribeiro, as empresas com melhor performance são aquelas que detém melhores controles, são as que sabem exatamente o que está acontecendo no seu negócio e, a partir disso, tomam melhores decisões. Essas empresas dispõem de DRE, balanço patrimonial, demonstrativo de fluxo de caixa e se movimentam a partir disso. O problema desses demonstrativos é que nenhum deles é capaz de explicar as causas de resultados ruins, nem mesmo dos bons.
“No Ciclo de Gestão que idealizamos, entendemos que toda análise deve começar pelos demonstrativos financeiros, identificar o que está fora do esperado, investigar as causas através dos indicadores de performance, a liderança deve ensinar aos colaboradores como resolver, montar projetos com metas e controlar a execução das iniciativas. Dessa forma teremos os impactos esperados nos demonstrativos financeiros, fechando o ciclo”, explica.
Ferramenta simplifica a gestão
Todo o processo, no entanto, pode ser complexo e longo. “Para resolver a questão, nossa empresa de tecnologia, Goapice, desenvolveu uma solução com foco em disponibilizar a informação certa, de forma simples e rápida. Trata-se do golyzer, uma ferramenta que se integra ao ERP e a todas as demais fontes de dados da empresa, trazendo simplificação da gestão, maior agilidade na tomada de decisão e a vantagem de ter todos os dados consolidados num lugar só.”, revela.
Muitas empresas têm partido para o uso de BI (business inteligence). No entanto, só percebem as suas limitações depois de ter construído uma série de painéis. Todo BI necessita da atuação de um desenvolvedor para criar os cubos de dados e isso significa mais despesa de TI, além de aguardar a fila de desenvolvimento que nunca é pequena. Depois de criado um painel, caso queira uma alteração, volta pra fila. Mas não termina aí. Quando chega a hora de distribuir a informação não há licenças de BI suficientes para tantos usuários desde encarregados de setor, gerentes de loja, agentes de prevenção, time de logística e todas os profissionais da administração central (presidência, comercial, marketing, RH, administrativo, jurídico, financeiro, controladoria, TI, contabilidade, fiscal, etc, etc).
Como tudo isso teria um custo mensal enorme, algumas empresas chegam a fazer arquivos PDF ou planilhas Excel para enviar aos interessados. Nesse momento, todo o controle de acesso e a segurança da informação se perdem. Sem falar da falta de agilidade, de precisar de um dado e depender que alguém o processe e o mande para você. Solução mais praticada: manter o BI restrito a um.
O que faz essa ferramenta? Simplifica a gestão e acelera as decisões. E ainda, faz tudo que um BI faz e muito mais. Golyzer é um analytics que conta com módulos para demonstrativos financeiros, painel de controle inteligente, assistente virtual, um avançado gestor de indicadores e um potente motor de cálculos e algoritmos. Enfim, aquilo que o gestor precisa, nem mais, nem menos.
Uma das intenções da R-Dias com o Golyzer é reduzir drasticamente o uso do Excel e suas imprecisões, mas, fundamentalmente, encurtar o tempo gasto na produção, na análise de informações e na tomada de decisões. “Concebemos uma grande evolução tecnológica que permite que o próprio usuário final, sem conhecimentos de tecnologia, possa juntar os dados que quiser para fazer a análise que quiser.
Assim, encurtamos o caminho, eliminamos uma etapa delicada, que gera demora e custo”, garante o CEO. grupo e abrir mão do controle das informações ou não a compartilhar com os colaboradores da ponta. No golyzer isso é muito mais simples.
- Não há cobrança por usuários, usam a plataforma quantos necessitarem
- O próprio usuário leigo monta, na hora, seus indicadores, gráficos e painéis
- Não demanda TI que pode se dedicar a temas mais estratégicos do negócio
- O controle de acesso robusto fortalece a segurança da informação
- Estruturas prontas, especializadas, para DRE, Balanço, Demonstrativos de Caixa
- Diversos módulos para apoio à gestão
- Tudo em nuvem sem demandar investimentos em servidores e sua manutenção
- Diminui drasticamente a quantidade de licenças de Excel
- Desenvolvida por especialistas em varejo que conhecem a sua necessidade.
O que faz essa ferramenta? Simplifica a gestão e acelera as decisões. E ainda, tudo que um BI faz e muito mais. Golyzer é um analytics que conta com módulos para demonstrativos financeiros, painel de controle inteligente, assistente virtual, um avançado gestor de indicadores e um potente motor de cálculos e algoritmos. Enfim, aquilo que o gestor precisa, nem mais, nem menos. Uma das intenções da R-Dias com o golyzer é reduzir drasticamente o uso do Excel e suas imprecisões, mas, fundamentalmente, encurtar o tempo gasto na produção, na análise de informações e na tomada de decisões.
“Concebemos uma grande evolução tecnológica que permite que o próprio usuário final, sem conhecimentos de tecnologia, possa juntar os dados que quiser para fazer a análise que quiser. Assim, encurtamos o caminho, eliminamos uma etapa delicada, que gera demora e custo”, garante o CEO.