Inteligência Comercial

Campeãs de Performance do Varejo

SUA EMPRESA NO 1º PELOTÃO

Os últimos 10 anos do varejo nacional mudaram completamente o conceito do que é performar neste setor. Muitas redes aumentaram bastante o faturamento, algumas o multiplicaram por 10x ou mais, outras já na casa dos bilhões, continuaram crescendo exponencialmente. Na Live que realizamos com a ABRAS no final de 2022 (clique aqui para assistir) abordamos esse assunto de forma ampla.

De acordo com dados do Ranking Abras, dois grandes varejistas, um de Minas Gerais e outro de Santa Catarina, são provas deste crescimento exponencial, com faturamento alto e aceleração de crescimento, ano após ano. Veja a evolução destas redes entre 2013 e 2021.

FATURAMENTO ANUAL RANKING ABRAS

Estas empresas evoluíram o faturamento de maneira rápida e consistente. Outras redes como Bahamas e Grupo MundialMix também se destacam como cases de sucesso no setor por apresentarem consideráveis evoluções em diversos indicadores, mesmo atuando em estados onde a COMPETITIVIDADE é brutal e crescente. Analisando os gráficos acima percebe-se que a rede BH multiplicou a venda em quase 4X, mesmo tendo como ponto de partida o considerável faturamento anual de R$ 2,8 Bilhões. O Koch Supermercados multiplicou em quase 12,4X a venda em 9 anos, partindo de R$ 346 milhões ao ano. Diante desse cenário, podemos nos perguntar:

  1. É POSSÍVEL CRESCER COM PERFORMANCE?
  2. O RESULTADO CRESCEU PROPORCIONALMENTE AO AUMENTO DAS VENDAS?
  3. COMO MULTIPLICAR O FATURAMENTO ANO A ANO?

Primeiro, vamos explicar uma questão: essas empresas NÃO usam a média como referência. Para se tornarem campeãs olharam para as líderes. Elas buscaram se tornar as melhores no segmento. Na R-Dias recebemos constantemente perguntas sobre níveis apropriados para diversos indicadores. Elas nos chegam assim:

  • QUAL A MÉDIA DA VENDA POR M2?
  • QUAL O LUCRO MÉDIO DO SETOR?
  • QUAL A MÉDIA DA VENDA POR COLABORADOR?

Usar a média como referência ou como benchmark para indicadores não é um bom negócio. A melhor referência é sempre quem está na frente. Esqueça a média! Ela não serve para esse propósito. A média é uma medida que te deixa confortável, afinal, estar na média já significa que sua rede não está entre as piores, porém ela não leva a sua empresa a ser uma campeã de performance. Veja a venda por m2 no gráfico abaixo. Enquanto a média está em R$ 2.145, há mais de 247 empresas que tem PERFORMANCE acima desta média, empresas com R$ 3.537, R$ 6.212 e até empresas com mais de R$ 11.000 (onze mil reais) de venda por m2.

QUAIS DESTAS EMPRESAS SERÁ A SUA BASE DE COMPARAÇÃO?

A composição da média considera centenas de varejistas que estão com performance MUITO ABAIXO DA MÉDIA, vários com menos de R$ 1.000 de venda por m2. Isso é péssimo, pois induz o gestor ao erro o levando a aceitar padrões medianos, enquanto poderia focar em resultados superiores. Ou seja, é como se um piloto de fórmula 1, numa corrida decisiva para o campeonato, fosse orientado a acompanhar o 8º colocado na pontuação geral ao invés do piloto mais rápido. Quando se usa a média como referência, seus colaboradores perseguem objetivos que jamais tornarão a sua empresa uma campeã de performance. Só que assim, o seu lucro, a geração de caixa e a sua capacidade de reinvestimento para o crescimento também não serão os melhores e a sua empresa pode ficar para traz nessa corrida. Por isso a média não é uma boa referência. Por isso a média não te levará a evoluir. Entre as mais de 1.000 empresas que compõem o Ranking ABRAS devemos olhar para as melhores. Mas não se iluda, elas nem sempre são as maiores. Há empresas de pequeno ou de médio portes incríveis e supereficientes e elas não são poucas, tão pouco exceção. Olhemos para as 247 empresas que estão performando acima da média. Se a sua empresa está na média ela está distante de se destacar. Veja a importância de sair da média! O ganho de produtividade, a evolução do resultado e consequentemente o fortalecimento do negócio é muito superior. Quer vir com a gente para o primeiro pelotão, quem sabe para a pole position? Para ajudar os gestores varejistas a se situarem nessa corrida, aplicamos um método desenvolvido pela própria R-Dias chamado Fronteiras da Eficiência®, uma forma de entender o atual estágio de maturidade de cada pilar do negócio e quais fronteiras da eficiência ainda precisam ser alcançadas.

Performance comercial; Excelência operacional; Otimização financeira; Controles e gestão Suprimento e logística; Trade marketing Pessoas e cultura organizacional; Digitalização do negócio; Inteligência de gestão; Entre outros.

Em qual Fronteira da Eficiência® a sua empresa se encontra quando o assunto é o lucro líquido?

Na R-Dias, ajudamos empresas, empresários e gestores a performar mais e evoluir constantemente. Entendemos que expandir as Fronteiras da Eficiência® na sua empresa é uma das formas de subir na classificação e cami-nhar sentido ao 1º pelotão, buscando a pole position, me-lhorando o resultado passo a passo, a cada fronteira alcançada e superada. Agora, que apresentamos como andar entre as campeãs o importante é fazer a pergunta certa: · Qual o MELHOR faturamento por m2 do meu formato de loja? · Qual a venda por colaborador das melhores empresas do mercado? · E a mais importante… como a R-Dias pode ajudar a minha empresa a ser uma campeã de performance. De acordo com os nossos clientes, “a R-Dias é a empresa mais especializada em performance para o varejo alimentar no país e tem contribuído com a evolução do resultado de muitas redes por todo o Brasil”. Confira os depoimentos em nosso site. Quer saber em qual fronteira sua empresa está? Teremos grande prazer em ajudar. Conte com a R-Dias para melhorar seu resultado. Quer mais performance? Entre em contato conosco, a equipe de especialistas da R-Dias te aguarda.

R-Dias Especialistas em Varejo

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