Cases

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

A Copercana é uma cooperativa com 59 anos de mercado, dividida nos segmentos de varejo e agrícola. Ao todo são 6 (seis) lojas de supermercados e com a evolução do mercado e as mudanças constantes do comportamento do consumidor a diretoria antenada percebeu que precisava melhorar os indicadores e monitoramentos dentro do setor comercial.

Supermercado Coopercana – Faixada

Para tanto, pesquisaram uma assessoria focada no segmento de varejo alimentar e encontraram a R-Dias. O trabalho teve o objetivo de desenvolver todo o setor comercial, de forma macro, porém neste artigo falaremos de Inteligência Comercial.

A Inteligência Comercial tem envolvimento direto com o Pricing, Margem e Competitividade entre outros indicadores do setor, apurando em detalhes e verificando se o comprador está atingindo as metas, na definição do encarregado Comercial, Felipe Nicolas Gomes.

“Realizamos semanalmente uma reunião com todos os compradores, o gestor de compras e a Inteligência. Apuramos o desenvolvimento do Pricing de cada comprador na semana anterior e eles prestam contas à gerência comercial, tanto o gestor de compras como os próprios compradores. Eles são orientados e, na semana seguinte, monitoramos para ver o desempenho. Esse trabalho foi realizado pela frente de Modelo de Gestão no projeto com a R-Dias”, relata Felipe.

Além disso, a Inteligência de Mercado também é responsável pela preparação de vendas, análise de margem, estoque, cuida também de cadastro de material, gestão de tabloide, gestão de estoque, gestão de ruptura. Todos esses indicadores e mais alguns focados no time comercial são desenvolvidos e entregues ao setor, com velocidade e precisão dos números.

Atualmente, a empresa está finalizando a frente de Inteligência de Mercado e iniciando a ferramenta de fluxo de caixa por categoria com apoio da assessoria, para a liberação de capital de giro. Agora sei como está meu prazo de pagamento por categoria, por comprador e com base nisso fecho meus dias de estoque”, conta.

A Copercana já tinha uma equipe que dava suporte ao setor de compras, levantava números, analisando as vendas, as categorias, o fornecedor, a margem, as perdas, mas não havia processos. Trabalhavam conforme a necessidade do comercial. “Com a R-Dias conseguimos redefinir todos os processos, e transformá-los em rotina, com expressivo ganho operacional. A Inteligência de Mercado hoje na empresa é uma guardiã para que todos os processos implantados continuem, afirma o encarregado.

Na avaliação de Felipe, o trabalho de inteligência contribui para um dia a dia mais leve e uma gestão evolutiva. “Antes, se caía a margem não sabíamos o que tínhamos que fazer, qual era o problema. Hoje, se o resultado cai, rapidamente conseguimos saber o que está causando o problema com base nas ferramentas implantadas e temos agilidade para resolver”, explica.    

Felipe Nicolas Gomes – Inteligência Comercial Copercana

Quanto aos resultados, segundo o encarregado, além do ganho comercial de quem sabe onde tem que focar, há ganhos no marketing, pois com o apoio da R-Dias foi possível fazer a definição dos papéis de categoria, norteando assim o trabalho. “Também fazemos a gestão de tabloide: hoje, a Inteligência define o layout, bem como as categorias que serão divulgadas, passa para o comprador, que faz a negociação com base no que está predefinido, e isso chega ao marketing. Antes, as estratégias definidas muitas vezes não estavam de acordo com a nossa necessidade”, diz ele.

Felipe considera que a Frente de Projeto Inteligência Comercial foi um bom investimento, que entende as causas e os efeitos e sabe atuar na correção de rumos, deixando o Comercial do Copercana mais forte.

Quer conhecer mais cases sobre como a R-Dias tem contribuído para o aumento de margem e fortalecimento do time comercial pelo Brasil? Entre em contato conosco.

R-Dias Especialistas em Varejo

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

BIGLAR investe na redução das perdas

BIGLAR investe na redução das perdas, com objetivo de confiabilidade das informações e melhoria de…

2 anos ago