IMPACTOS NOS SUPERMERCADOS NO INÍCIO DE 2022
De um lado a inflação e de outro a concorrência que dificulta o repasse dos preços. Um cenário novo, com duas variáveis que persistirão por mais alguns meses e de acordo com especialistas deve se manter em 2022. A inflação continuará por vários motivos, como por exemplo: a interrupção da cadeia logística mundial e a enxurrada de dinheiro “barato” injetado na economia por centenas de países nos últimos meses e agora por último a guerra na Ucrânia. Esse cenário merece atenção, pois interfere diretamente na margem comercial do seu negócio.
Um dos motivos para aumento de custos das mercadorias é o encarecimento da logística mundial, veja o quanto subiu o valor médio de transporte de um container pelo mundo, no gráfico a seguir:

Você deve estar se perguntando: “o que eu tem a ver o valor médio do transporte de contêiner pelo mundo com o comercial da minha rede de supermercados?” Com certeza muita coisa! O transporte marítimo é essencial para o Brasil que é um importador, por exemplo, de muito produtos da China. Em 2022 importamos da China USS 47.651 (quarenta e sete bilhões de dólares), 21,72% de toda a importação brasileira, pode ter certeza, a maioria destas mercadorias chega por navios e parte disso são os insumos que abastecem as indústrias que fornecem para o seu supermercado.
Com o custo de transporte e produção mais elevados, somados a escassez de matéria prima, pela interrupção da cadeia logística, ainda temos a frente um período de inflação.
EXPANSÃO EM ALTA
Na última edição do Jornal Varejo em Ação (link para a reportagem Estouro da Bolha) detalhamos o quanto as grandes redes nacionais e/ou internacionais estão capitalizadas e expandindo seus negócios, isso aumenta fortemente a COMPETITIVIDADE. De acordo com o Diretor Comercial R-Dias da Gustavo Fleubert “Essas empresas estão cada vez mais perto, saíram dos grandes centros e chegaram nas pequenas cidades do interior”, em Minas Gerais, por exemplo, o Mart Minas rede estadual com 45 lojas, que foi cliente da R-Dias em 2021, com faturamento superior a R$ 4,5 bilhões está em 95% das cidades mineiras com mais de 100.000 habitantes e agora mira as cidades acima de 50.000 habitantes.
NOVO CENÁRIO NO COMERCIAL
Do outro lado, a INFLAÇÃO. Pense comigo: o time atual do setor comercial formado em grande parte por profissionais entre 30 e 45 anos nunca lidou com a INFLAÇÃO no meio profissional, alguns podem ter uma vaga lembrança das maquinetas de remarcação de preço, mas profissionalmente nunca enfrentaram esse desafio. Como você já sabe os índices que acompanham a inflação de alimentos estão muito altos. Abaixo mostramos como o Índice Geral de Preços do Mercado o IGP-M se movimentou fortemente em 2021 e ainda continua em patamares elevados impactando diretamente as áreas comerciais.

Este cenário de novos e também de grandes concorrentes somado a inflação, com a constante REMARCAÇÃO DE PREÇOS DA INDÚSTRIA tem tirado o sono do time comercial e apertado as MARGENS de muitos varejistas, diminuindo o lucro líquido.
COMO AGIR NESTE CENÁRIO?
A equipe da R-Dias têm participado de dezenas de projetos pelo Brasil afora, e projetos com mais de uma frente de atuação têm crescido fortemente. “O que temos percebido é a necessidade de implementar duas ou mais frentes em um único cliente para recuperar o resultado, um trabalho multidisciplinar, o varejo passa por um momento em que deve buscar mais resultado, mais lucro!”.
INFLAÇÃO + CONCORRÊNCIA FORTE
Na verdade, o que tem acontecido de forma geral no mercado é o ACHATAMENTO DO RESULTADO, o lucro líquido está em queda livre com a pressão inflacionária nos custos, principalmente na mão de obra e a grande dificuldade: o repasse dos preços ao consumidor. O receio de reajustar preços é entendível, pois o volume vendido vem caindo e a venda quando DEFLACIONADA é negativa na maioria dos casos. Porém, sem repassar o aumento de preço das indústrias o que acontece com o resultado? Essa é uma reflexão muito importante. Os supermercadistas estão em um momento de olhar para dentro e buscar em “casa” mais performance para crescer. É preciso buscar mais resultados! No próximo artigo daremos mais dicas para ajudar você a melhorar o resultado do seu negócio, quer saber mais sobre os cases R-Dias entre em contato conosco.