Chegou a hora de pensar em fusões e aquisições (M&A) no segmento supermercadistas?
Quer ficar com seu dinheiro parado?
Precisa fortalecer o seu negócio e já pensou em um parceiro estratégico (investidor)?
A consolidação do mercado de varejo alimentar é algo de que muito se fala, mas na prática os varejistas vêm poucas movimentações neste sentido. Apesar da aceleração dos últimos meses, como por exemplo: Makro adquirido pelo Carrefour e a Rede Sales Supermercados comprada pelo Supermercados BH, em Minas Gerais.
Para justificar a velocidade desta concentração temos alguns fatores, citamos 3 (três) muito relevantes:
Se por um lado existem dificultadores da concentração no varejo alimentar, os pontos favoráveis a essa movimentação têm aumentado e o mercado deve se movimentar bastante.
Isso faz com que os investidores, para ter melhores retornos, saiam do mundo financeiro e invistam no mercado real, na produção de bens, serviços e até mesmo no varejo alimentar.
Outro ponto, destacado pelo especialista Gustavo Fleubert, é que durante os últimos anos muitos supermercadistas se capitalizaram, prepararam suas estruturas, evoluíram em gestão, aumentaram sua capacidade de competição e estão eficientes e prontos para crescer. A maioria destes se preparou em 2019, com a melhora dos indicadores econômicos e da confiança do empresariado, para a expansão em 2020.
Se por um lado, temos um grupo preparado para crescer, por outro lado a feroz concorrência dos últimos anos tem dificultado a vida de muitos supermercadistas. São empresas que têm perdido eficiência e normalmente têm altos volumes em financiamento bancário, com forte antecipação de recebíveis e ainda juros elevados.
Muitos deste segundo grupo estão comemorando o atual momento. Pois, a essencialidade dos supermercados tem possibilitado navegar em um “oceano azul”, mas isso é por tempo limitado, afirma Fleubert. Uma verdadeira cortina de fumaça que esconde o iceberg ali na frente. Um ponto relevante disto é a questão do estoque, capital de giro e ciclo financeiro. Lembre-se que vender mais sem um bom ciclo financeiro impacta fortemente o capital de giro e nestas horas de recessão o dinheiro pode custar ainda mais caro nos bancos.
O aumento de vendas, em função da essencialidade e o aumento de margem, em função das poucas ofertas das últimas semanas é passageiro! Cuidado!
Um ponto que pode ser explorado entre estes grupos de empresas são as lojas deficitárias, veja o gráfico abaixo que mostra o EBTIDA individualizado por loja.
Muitas lojas estão positivas e outras negativas, uma operação mais simples de M&A e a venda de uma ou algumas lojas da rede para outras empresas. Durante a evolução da rede muitas lojas podem ficar fora do mix, do padrão de tamanho e dificultar performance.
Uma operação de compra e venda pode ser um momento ideal para de um lado expandir e de outro lado capitalizar sem maiores traumas.
Nestes momentos de fusões e aquisições o importante é ter alguém de confiança conduzindo a operação. São detalhes como capacidade ociosa do ponto, qualidade e tempo de vida dos equipamentos entre outras questões de garantias e de proteções que fazem muita diferença.
Fleubert tem assessorado muitas empresas pelo Brasil e participado de operações de fusões ou aquisições (M&A) garantindo ao cliente o melhor negócio possível.
Quer saber mais sobre o mercado de fusões e aquisições entre em contato com a gente.
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