M&A

Já pensou em vender o seu supermercado?


Quais são as maiores dificuldades para vender o seu negócio?

Iniciamos este artigo com orientações práticas ao varejista que deseja conhecer benefícios e dificuldades de vender o seu negócio.

Essas orientações são parte da experiência dos especialistas da R-Dias no processo de fusões e aquisições – M&A, e se você já pensou em vender seu negócio leia com atenção, para quem quer comprar uma loja vale a pena conhecer as dificuldades do lado do vendedor.

VENDEDOR, TOME A DECISÃO DE CABEÇA FRIA E REPENSE

Antes de fazer qualquer negócio, antes de procurar alguém de fora da família, pense e repense se esse é o caminho. Tenha certeza da sua decisão! Iniciar uma operação de fusão e aquisição – M&A gera expectativas de todos os envolvidos e para iniciar essa jornada é preciso ter certeza da decisão.

TENHA AO SEU LADO ESPECIALISTAS NO ASSUNTO

Já que fará o negócio da sua vida FAÇA BEM FEITO! Uma operação de M&A tem dezenas de detalhes e muitos riscos, para mitigá-los tenha especialistas ao seu lado para ampliar os debates, aprofundar a análise dos riscos e aumentar a assertividade do negócio, reforça Gustavo Fleubert.

A intermediação de um especialista contribui fortemente para o sucesso da operação de M&A pois, com o conhecimento do varejo gera argumentos interessantes. Além disso, quando há um mediador a chance do negócio ser concretizado é muito maior. Com vendedor e comprador varejistas à mesa, dois “leões” negociadores as emoções podem prejudicar o desenvolvimento da operação.

PENSE NO QUE FARÁ DEPOIS DA VENDA

Com o sucesso da operação é bem provável que você fique impedido de operar supermercados por alguns anos. Já pensou no que fará quando acordar no dia seguinte? Alguns dizem que querem viajar, curtir a vida, os filhos, os netos e a família. Show! Muitos têm outros negócios e isso é um facilitador.

JUNTO COM O ESPECIALISTA ANALISE O MERCADO

Quais são os valores praticados, por porte e tipo de negócio? Qual a diferença entre o quanto vale e o quanto eu quero? Ajuste isso com os especialistas, neste ponto uma avaliação mercadológica, além do valuation tradicional (fluxo de caixa descontado) pode ser esclarecedora gerando transparência e maior segurança ao negócio. A R-Dias tem colaborado com muitas empresas neste sentido, conte com a gente.

PENSE NA QUESTÃO TRIBUTÁRIA

O ganho de capital na venda é ALTO e você precisa se preparar para esse momento. Normalmente as empresas tem o capital social muito baixo, veja seu contrato social, se este for o seu caso, o Imposto de Renda ficará com boa parte do valor financeiro da operação. Se prepare contabilmente, fiscalmente e psicologicamente para isso.


O IMÓVEL

Um ponto de atenção para vendedores e compradores diz respeito ao aluguel para a próxima década. Quais serão as taxas de correção do aluguel? Qual o percentual sobre a venda, haverá um piso mínimo independente da venda? Detalhes importantes que garantem ao dono do imóvel uma boa receita e ao comprador estabilidade e segurança na operação. Em negociações intermediadas pela R-Dias já vimos casos de aluguéis com alto percentual sobre a venda atrapalhando a rentabilidade do negócio. Em outros casos, encontramos proprietários do imóvel que não querem renovação amigável. Para evitar problemas ou desgastes no futuro é preciso que seja realizada uma boa análise prévia.

O NEGÓCIO OU PONTO

Existem alguns formatos de venda, isso faz muita diferença destaca Fleubert, entre as formas destaca:

O Negócio, incluindo o CNPJ, uma operação onde a segurança entre os envolvidos é altíssima ou total e os pontos de atenção se multiplicam. O vendedor, de acordo com a lei, torna-se corresponsável com o comprador por 5 anos com as questões fiscais e tributárias. E o comprador, por outro lado, assume todo o passivo do vendedor, incluindo o trabalhista. Existem vantagens neste formato, como por exemplo, a grande economia com a demissão de todos os colaboradores.

O Ponto, o vendedor encerra sua operação ou leva o CNPJ para outro local, normalmente realizando o acerto com todos os colaboradores. Uma operação menos complexa, porém, os cálculos deste acerto devem ser realizados com precisão para evitar surpresas desagradáveis.

QUAIS SÃO OS “ESQUELETOS” NO SEU ARMÁRIO

Ao entrar na negociação conheça você mesmo! Parece óbvia essa expressão, mas muitos empresários não têm ciência total do seu passivo e um comprador bem orientado por especialistas encontrará todos os “esqueletos” no seu armário. Quando isso acontece é uma surpresa ruim e dificultadora para concretização do negócio. Normalmente, é exigido do vendedor uma maior garantia ou a diminuição no preço. Isso quando o comprador não desiste do negócio, por receio de outros esqueletos que ele pode não ter encontrado.

MANTENHA SUA EMPRESA FORA DA NEGOCIAÇÃO

PRESERVE O SEU NEGÓCIO, a confidencialidade nestas operações é essencial! Como não existe a certeza da conclusão do negócio, quanto menos pessoas souberem melhor. Mantenha sua mente na operação, não mergulhe na negociação. Esse é mais um motivo para uma intermediação. Vender o negócio dá trabalho e é preciso que sua operação fique firme por meses durante as negociações, as auditorias, até a assinatura e em alguns casos durante a transição. Se a informação vazar o risco de desmotivação da equipe do vendedor pode ser prejudicial principalmente quando o negócio não é realizado.

ESTEJA PREPARADO PARA O NÃO

Recentemente ouvimos de um dos mestres do varejo Abílio Diniz a seguinte frase: “O remédio para a desilusão e não ter ilusão”. A maioria das operações iniciadas de M&A não são concluídas na primeira tentativa. É preciso que haja maturação pelas partes e criar grandes expectativas pode causar traumas e dificultar boas operações no futuro. Esse é mais um dos motivos de se ter um especialista mediador. A ânsia para fechar o negócio em ambos os lados aumenta muito quando você está na mesa, concorda?

CONTINUA FIRME NA INTENÇÃO DE VENDER?

Existe uma série de fatores que motivam a venda entre eles a ausência de sucessores ou o conflito de interesse entre os proprietários e/ou sucessores. São várias histórias acumuladas nestes 26 anos da R-Dias, selecionamos duas para exemplificar estes motivos.

Queremos conhecer a sua história,
conte pra gente, entre em contato
com a R-Dias.

Conflito de interesse: O fundador tem 5 filhos, sendo que 3 deles seguiram para outros negócios e 2 se mantiveram na operação do supermercado. Há alguns anos o fundador, corretamente, abriu uma holding e dividiu o patrimônio entre os filhos. Nesta operação, todos os filhos se tornaram sócios do supermercado e os três filhos que estão fora do negócio passaram a participar dos processos decisórios, mesmo longe da operação, gerando uma batalha de interesses.

Herdeiros fora da operação: não querem novos investimentos
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Herdeiros dentro da operação: lutam para fazer o negócio crescer

A decisão final continua sendo do fundador, mas a opinião divergente dos filhos quanto ao futuro do negócio está tirando o sono do empreendedor e a possibilidade da venda do negócio cresce a cada dia.

Falta de sucessão: O fundador percebe que na família não existem herdeiros interessados em dar continuidade nos negócios, os filhos ou filhas buscaram um caminho paralelo e não veem na empresa um caminho de sucesso com eles.

As situações descritas acima, a dificuldade de crescimento ou a falta de vontade de expansão são alguns dos impulsionadores para que você analise, pense e repense se é viável a possibilidade de venda ou fusão.

Não são somente situações adversas que motivam os empresários a realizar a venda, há muitos casos em que o empresário construiu algo inédito, tem um grande diferencial competitivo e realizar a venda do negócio neste momento garante frutos para muitas gerações. São várias histórias com venda bruta recorde por metro quadrado (m2), ponto comercial grande, bem localizado e único.

Portanto, independente dos motivadores o negócio deve ser bem feito pois há grande chance dele ser o maior negócio da sua vida.  A R-Dias está à disposição para contribuir com seu futuro, vamos conversar sobre fusões e aquisições, mande um WhatsApp para (11) 98644.1028

R-Dias Especialistas em Varejo

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