Inteligência Comercial

Planejando o futuro dos Supermercados em 2021


Em algumas semanas chega o Natal e logo, logo 2021! E a pergunta é: COMO SUA ORGANIZAÇÃO CONSTRUIRÁ O PLANEJAMENTO DIANTE DAS MUDANÇAS E INCONSTÂNCIA DOS DADOS HISTÓRICOS EM 2020.

Para os mais organizados, que já estão planejando 2021 os desafios aumentaram muito. Um erro na definição das metas pode deixar muito dinheiro em cima da mesa ou por outro lado, metas insuperáveis podem frustrar os envolvidos. Além disto, o aprofundamento em cada uma das áreas para planejamento comercial, expansão e operacional exige ainda mais detalhamento dados e expertise.

Os especialistas da R-Dias dizem que o varejista precisa de farol alto e baixo ao mesmo tempo. O farol baixo é para olhar o dia a dia, desviar e vencer os desafios da rotina. O farol alto é visão de futuro, aquele que direciona os passos da organização para os objetivos estratégicos, essa temática nos dias atuais faz mais sentido ainda.

IMPACTOS NOS DADOS HISTÓRICOS

  • O consumidor mudou, a pandemia trouxe novos hábitos que ainda são recentes e todos estão torcendo para voltar logo ao normal, e fica a dúvida: até quando estes hábitos se sustentam com a retomada das atividades e a chegada da prevista vacina no final de 2020 ou início de 2021.

  • As vendas de 2020 até agora se mostram inconstantes, meses como abril e maio com pico de vendas, isso sem falar do comportamento entre as categorias, itens de limpeza ganharam relevância, depois matinais para o consumo em casa e até os vinhos tiveram a modificação alterada. Analisar estes dados para prever o planejamento COMERCIAL exige expertise e grande base comparativa.

  • A inflação interna, que assombra a todos em setembro diminuirá a medida que o auxílio emergencial terminar? Qual o efeito do dólar alto e exportações nos custos de aquisição dos supermercados? Até quando teremos que conviver com fornecedores e produtores exportando suas produções…

  • O governo destinou mais de 200 BILHÕES de reais para a população durante a pandemia, como fica a economia quando isso terminar? Lembrando, boa parte deste valor auxílio foi consumido nos supermercados, já que as pessoas estavam em isolamento social e consumindo alimentação em casa, com o “novo” concorrente restaurante fechado.


Com tantas variáveis e toda inconstância o planejamento tradicional de comparativo entre meses do ano anterior não serve mais! Os dados de 2020 não servem para planejar 2021.


Os envolvidos do varejo da alta gestão, diretoria, passando pela Controladoria, Comercial e Operações precisam pensar diferente, criar novos métodos, aprofundar os debates e ampliar as possibilidades para continuar planejando em um cenário totalmente incerto com a maior assertividade possível.


QUAL SUA ESTRATÉGIA PARA 2021?

Os especialistas da R-Dias contribuem há anos para construir visões comparativas entre meses, filiais, categorias, competitividade e uma gama de indicadores superimportantes para o direcionamento do varejo e neste momento estes dados ganham ainda mais relevância. Podemos aprofundar contigo no planejamento comercial, operacional ou de expansão para 2021, ultrapasse a FRONTEIRA DA EFICIÊNCIA com a R-Dias, chegue mais longe com a contribuição de quem entende a fundo do seu negócio.

É preciso que o time de planejamento e a alta gestão tenham o maior número de informações e indicadores possíveis da organização e do mercado para ampliar o debate. O que permitirá boas comparações, que devem ser construídas com a mesma metodologia e cálculos. Cuidado! O cálculo do percentual das perdas, ou por exemplo o cálculo da margem de contribuição e outros indicadores são iguais aos comparados? Compare-se com os iguais nas mesmas bases, fórmulas e cálculos, saia da média e rompa a fronteira da eficiência com a R-Dias.

ALÉM DISTO, MAIS UMA DICA, OS PLANEJAMENTOS PRECISARÃO SER MAIS FLEXÍVEIS EM 2021, por exemplo: ouvimos de uma grande indústria do setor de alimentos que a verba de marketing seria direcionada dentro do próprio ano de 2021, haverá um limite prévio estabelecido, mas a alocação e a escolha dos patrocínios acontecerão no decorrer do ano. Uma grande alteração e flexibilização, pois no passado havia previsibilidade de canais e estratégias “previsíveis” para alcançar o público, agora com as LIVES e a transformação digital, isso mudou completamente e de uma semana para outra pode surgir uma Live que vale a pena patrocinar, é uma grande mudança para quem destinava verba e eventos com meses de antecedência.

Comparando o fato acima com nosso segmento precisaremos continuar a analisar dados e descobrir as oportunidades a cada semana, a cada mês. As variáveis externas continuarão impactando o próximo ano e precisamos ser ágeis revisando metas e planejamento sempre que necessário.


Aprender com a mesma velocidade que as coisas acontecem é uma competência a ser exigida das empresas que querem vencer e quem flexibilizar o planejamento de forma inteligente, estará à frente. São mais fortes os que se ADAPTAM com mais facilidade.

TRANSFORMAR AS DIFICULDADES EM OPORTUNIDADES É POSSIVEL PARA AQUELES QUE AGEM, ACEITAM NOVAS VISÕES E TRANSFORMAM SUAS ORGANIZAÇÕES EM CONTEMPORÂNEAS.

A R-Dias tem contribuído com a evolução das equipes, colaborando com os indivíduos na evolução pessoal e com as organizações que com ajustes finos, projetos e planejamentos setorizados geram ainda mais resultados.

A profissionalização da sua empresa e de cada um dos setores é essencial neste momento de muitas mudanças e queremos colocar à disposição os nossos 26 anos de atuação em assessoria mão na massa no segmento supermercadista, conte com a R-Dias para planejar seus setores e  fortalecer ainda mais sua organização em 2021.



R-Dias Especialistas em Varejo

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