Boas práticas para gestão de supermercados e varejo em geral.
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
Inteligência ComercialPrecificação

Pricing para varejo: maiores margens, competitividade e otimização de preços

R-Dias Especialistas em Varejo0
Quanto mais vendas melhor, mas sem margem nada se resolve. É preciso entender o consumidor, a concorrência e usar de forma estratégica as informações que eles trazem. Confira 6 aspectos de como o consumidor percebe a loja.

Como as despesas nunca param de crescer, a eficiência na gestão das margens torna-se fator decisivo para que a empresa atinja os tão desejados resultados. Mas como aumentar as margens sem perder a competitividade? 

Nosso primeiro obstáculo é um dos mais comuns paradigmas do varejo: a ideia de que para ser competitivo, devemos sempre ter o preço mais baixo da praça. Ocorre que existem técnicas e estratégias que permitem ganhar margens e melhorar a competitividade, simultaneamente. 

Tudo começa por entender como pensa o consumidor: ele não busca somente preço, por mais estranho que possa parecer. Por isso, devemos considerar nessa equação alguns dos 6 aspectos que definem o que ele observa em uma loja:  

1) Facilidade de acesso à loja; 
2) Sortimento em amplitude e profundidade; 
3) Ambiente de loja em geral, incluindo iluminação e limpeza; 
4) Atendimento, dos balcões à frente de caixa; 
5) Ruptura e nível de serviço; 
6) Tempo de fila e agilidade da equipe. 

A decisão de comprar em determinada loja, portanto, não se baseia apenas no preço, mas inclui o custo-benefício oferecido pelo ponto de venda. Para o consumidor é um processo razoavelmente simples. Ele não racionaliza todas as variáveis, apenas as usa de forma intuitiva. Mas, atenção: o que para o consumidor é simples, exige perícia e muita expertise dos supermercadistas. 


Oportunidade para maximizar os ganhos no supermercado

Temos que aproveitar todas as oportunidades para maximizar os ganhos onde é possível, considerando consumidores e concorrentes. Em alguns casos, podemos aumentar preços sem perder vendas. Em outros, temos que baixá-los para conseguir um giro maior e uma massa de margem mais alta. 

Um varejista médio pode contar com um sortimento de 8 mil a 15 mil itens. Se por um lado, a tarefa de precificar essa quantidade de produtos pode representar um desafio razoável, por outro esse processo traz várias oportunidades. Quanto aos ganhos, são na média de 1 ponto percentual de aumento de margem. Há cases de clientes R-Dias com 2,5 pontos percentuais de acréscimo de margem de contribuição. 

O que acontece também é que os varejistas muitas vezes só acompanham o preço da concorrência na curva A. Quando bem gerida, ela totaliza 50% das vendas através de 3% dos itens do sortimento, além de gerir os preços por item, o que costuma ser insuficiente.


Estratégias de precificação como ponto-chave

Analisando os dados de varejistas de diversos cantos do país, percebe-se que as pesquisas de preços são mal utilizadas, levando à redução de preços em quase todos os produtos analisados.  

Raramente encontramos supermercadistas que aumentam seus preços após uma pesquisa de concorrência, o que com valor de venda menor não se muda. Ainda assim os mais caros são reduzidos. Isso destrói a margem – tenha atenção neste ponto! 

Nesse cenário, é claro que para supermercadistas conquistarem melhores resultados comerciais, é necessário aprimorar consistentemente as suas técnicas, metodologias e as estratégias de precificação. 

Ter um olhar diferente sobre seus preços e o das pesquisas de concorrência, entender a fundo qual a percepção do consumidor sobre a sua loja, acompanhar os resultados das margens de contribuição nos itens e nas categorias é o que vai definindo o posicionamento mercadológico da sua empresa. 

Ficou com dúvidas? A R-Dias disponibiliza um canal gratuito para mais informações, clique aqui e solucione suas dúvidas.





  • margem
  • precificação
  • pricing
  • supermercado
  • varejo
Compartilhar
5 dicas para supermercados que querem melhorar a margem e as vendas Publicação Anterior
Posicionamento de mercado: entendendo o consumidor Próxima Publicação

Recentes

  • CasesInteligência Comercial

    Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

  • Tecnologia

    Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

  • Inteligência Comercial

    Campeãs de Performance do Varejo

  • CasesInteligência Comercial

    Fortalecendo o caixa da empresa

Leia por categoria

Cases Controladoria CORONAVÍRUS Download Gestão Histórias Inteligência Comercial Inteligência de Gestão M&A M&A - Fusões e Aquisições Operação de Loja Operações Podcast Precificação Prevenção de Perdas Redução das Perdas Tecnologia Uncategorized Vídeo Webinar

Leia por Tendência

atacarejo case cmv comercial competitividade comprador consumidor controladoria coronavírus eficiência flv formatos de loja fusões e aquisições gestão Gestão de categorias gestão de fornecedores gestão de supermercados indicadores inteligência comercial lucro M&A margem operação operações Perecíveis performance planejamento podcast posicionamento posicionamento de mercado precificação precificação estratégica preço pricing r-dias redução das perdas redução de despesas supermercadista supermercado Supermercados tecnologia varejo vendas vídeo webinar

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Precificação
CONTROLADORIA
OPERAÇÃO
Operação de Loja
REDUÇÃO DAS PERDAS

TECNOLOGIA
CASES
HISTÓRIAS
CORONAVÍRUS

 

GESTÃO
M&A
VÍDEO
Webinar
PODCAST

 

 

Varejo em Ação

O Varejo em Ação tem a missão de contribuir para evolução do varejo compartilhando conhecimento, boas práticas, inovação e indicadores do segmento, com cases e histórias de sucesso! 

Idealizado e com conteúdo produzido exclusivamente pela R-Dias Especialistas em Varejo.

×