Tecnologia

Tecnologias que atrapalham

Planilhas eletrônicas e dados descentralizados

Uma situação que chama atenção no varejo por todo o Brasil é a quantidade de planilhas eletrônicas utilizadas na gestão das empresas, sendo a mais famosa o EXCEL, que domina as controladorias e as reuniões de gestão.

Temos vistos planilhas para controle das próprias planilhas…

No primeiro momento uma solução mágica, porém, com o passar do tempo e a grande quantidade de dados, a situação poderá se complicar e muitos dificultadores e novas planilhas surgirão.

Em um varejo normal o sistema de gestão (ERP) tem praticamente todos os dados de que o empresário precisa para criar cenários e administrar a empresa, mas então, porque as planilhas?

PLANILHAS

As planilhas vieram para fazer cálculos, cruzar informações e facilitar a edição de dados. Excel, Google Sheets ou LibreOffice são “naves-espaciais” nas mãos de especialistas e tem grande valia. Imagine somar 2.000 linhas em um único comando ou realizar um famoso PROCV e ter o cruzamento das informações de forma rápida e segura. Isso é show! Planilhas são importantes e não falaremos nada diferente disso, gostamos delas para as funções certas.

O problema das planilhas começa na construção!

INTEGRAÇÃO

Criar uma planilha exige integração de dados e normalmente estes dados estão no sistema de gestão. E o retrabalho começa agora, a integração e duplicação de dados! A famosa integração de dados ou extração de dados é manual e trabalhosa e exige conhecimentos técnicos de TI para ser realizada com segurança.

Muitas vezes temos planilhas para controle de outras planilhas para garantir que a integração foi feita corretamente. Isso gera muito retrabalho, insegurança e dificuldade para manter históricos das integrações, pois os dados ficam frios, distantes da movimentação.

CONTROLES E SEGURANÇA

Levando em consideração que os dados foram integrados, temos que ajustar essa informação na planilha, em linhas e colunas, e isso é realizado manualmente. Todos nós somos humanos e estamos factíveis a falhas que podem passar despercebidas, alterando assim os resultados.

Isso gera muito, novamente, retrabalho, e as vezes duas pessoas conferindo os dados e gerando informações para ter certeza que o resultado da extração de dados foi realizada corretamente. Além disto, nesta hora não temos o controle de acessos, abrindo a planilha temos 100% dos dados à disposição.

DIFICULTADORES

  • Integração: retirar os dados do ERP de forma pouco automatizada.
  • Frieza dos dados: dados distantes do ERP, integrados uma única vez com a movimentação.
  • Falta de segurança: Acesso a planilha permite acesso a todos os dados, e um erro de edição pode passar despercebido por muito tempo.
  • Histórico de versões: As alterações e ajustes realizados no passado não tem histórico.

Outra questão, além dos dificultadores acima, é que cada setor, cada gerente, costuma criar a sua planilha e os dados DESCENTRALIZADOS se perdem. A venda que saiu de uma única fonte, a Frente de Caixa (PDV), agora está distribuída pela empresa e cada setor pode trabalhar com um número. Informação fria e descentralizada que pode impactar decisões. Para que isso não aconteça é necessária a utilização de tecnologia. Sem a ferramenta correta, certamente muito tempo será perdido. Uma perda silenciosa não percebida por quase totalidade dos empresários.

O cenário que precisa ser alterado:

·       Retrabalho  
·       Insegurança
·       Perda de Horas   ·       Descentralização de Dados

Muitas ferramentas se propõem a ajudar na integração de dados, construir cenários, DRE, fluxo de caixa e painéis, mas como podemos automatizar tudo isso. Esse é um desafio, pois o varejo é dinâmico.

Como especialistas no assunto, sabemos que as vendas de ontem, amanhã podem aumentar, porque um caixa estava fora da rede, a nota fiscal que entrou foi devolvida no dia seguinte e uma série de outras ações que impactam a integração de dados.

Neste cenário, conhecer as ferramentas que ajudam a centralizar os dados e dar segurança é muito importante. Em breve escreveremos outro artigo, apresentado os diferenciais desta ferramentas que podem contribuir com o varejo.

R-Dias Especialistas em Varejo

View Comments

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • I'm not sure exactly why but this site is loading extremely slow for me. Is anyone else having this issue or is it a issue on my end? I'll check back later and see if the problem still exists.

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. :)

  • I keep listening to the rumor speak about getting free online grant applications so I have been looking around for the best site to get one. Could you advise me please, where could i find some?

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! :)

  • I precisely desired to thank you very much once again. I do not know what I would've carried out in the absence of the actual ideas provided by you regarding such area of interest. It had become the fearsome setting in my opinion, however , encountering a specialised technique you resolved the issue took me to weep over gladness. Extremely thankful for your service and as well , pray you know what a great job that you're doing educating the mediocre ones through the use of a site. Most probably you have never encountered all of us.

  • fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. :)

  • incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. :)

Share
Published by
R-Dias Especialistas em Varejo

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

2 anos ago