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10 ações para supermercado aumentar o lucro com PIV – programa de incentivo de vendas

R-Dias Especialistas em Varejo16
Rede supermercadista alcança resultados surpreendentes na performance comercial do chocolate, registrando 1.031% de crescimento de vendas e 780% de crescimento em margem cash. Confira.  

Que varejista não deseja aumentar as vendas, principalmente em épocas difíceis? A batalha é diária e difícil, pois envolve pessoas e um bom planejamento. A solução pode vir com um programa de incentivo aos colaboradores, colocado em prática por especialistas nessa área.  

O que é PIV?

O PIV trata-se de um Programa de Incentivo de Vendas, uma parceria comercial do supermercado com a indústria que visa desenvolver uma mecânica de incentivo às vendas de um produto específico por determinado período. 

Pouco utilizado no Brasil, o PIV foi apresentado, em toda a sua forma de operação, por nossa assessoria a um de nossos clientes, que aceitou realizar a dinâmica em sua rede. O conceito envolve uma disputa interna entre as lojas e operadoras, além de bonificação para os envolvidos, sempre em parceria com a indústria. 

Implantação do PIV eleva as vendas e a margem

A rede do cliente conta com diversas bandeiras: supermercados, atacarejos e padarias. Trata-se de uma operação estruturada, mas os sócios tinham interesse em melhorar a performance comercial quando contrataram a R-Dias. Eram ajustes finos a serem executados e eles acreditaram na expertise da empresa especialista no segmento. 

O trabalho foi realizado em diversas etapas que resultaram no aumento de margem e na melhora da vendas:  

  • Desenvolvemos um calendário estratégico visando atratividade para a indústria e para os consumidores; 
  • Programamos a sequência de produtos para os meses seguintes;  
  • Buscamos os parceiros para impulsionar as vendas; 
  • Comunicamos para toda empresa as premiações e ações da iniciativa.

10 ações para o aumento de vendas com PIV no varejo

Entre as ações realizadas nesse case de PIV, destacamos as 10 mais importantes para o crescimento das vendas: 

1. Definições de papéis e responsabilidades; 
2. Definição dos itens e calendário da ação; 
3. Definição das regras, metas e critérios para a premiação; 
4. Envolvimento de equipe e fornecedores;  
5. Treinamento das lideranças; 
6. Treinamento das equipes envolvidas; 
7. Implementação;  
8. Monitoramento das informações; 
9. Feedback para os envolvidos durante a campanha; 
10. Premiação e destaque dos envolvidos. 

Utilize o canal gratuito no Whatsapp da R-Dias para tirar dúvidas sobre o PIV. 

Inteligência comercial direciona o programa 

Um dos principais agentes do projeto é a Equipe de Inteligência Comercial que desenha a ação, faz a seleção dos itens participantes junto com os compradores e monitora as vendas durante a campanha, avaliando o desempenho das lojas e repassando informação para os gerentes.  

Implementado pela R-Dias, o setor tem como responsabilidade apurar os resultados finais e entregar os compilados para o fornecedor parceiro, bem como para a alta gestão e para as lojas. 

Foco no produto e no resultado 

Abaixo segue a performance obtida com chocolate, um dos produtos de uma campanha que a loja trabalhou para gerar a venda por impulso junto ao consumidor final: 

Com o objetivo de aumentar as vendas e a margem, além de unir o varejo e a indústria, o case do PIV é exemplo da importância de um trabalho coordenado para chegar a um resultado exponencial.  

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