Boas práticas para gestão de supermercados e varejo em geral.
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
  • O portal do profissional do Varejo
  • Comercial
  • Controladoria
  • Operações
  • Redução das Perdas
  • Tecnologia
  • Cases
  • R-Dias
CasesRedução das Perdas

Supermercado reduz as perdas para abaixo de 1,6% – saiba como

R-Dias Especialistas em Varejo20
Sair de inadmissíveis 3% de perdas totais para uma redução de 51, 6% em um curto espaço de tempo traz inúmeros benefícios ao supermercado. A redução da ruptura é um deles. Confira! 

Manter o controle sobre as causas das perdas e reduzi-las foi o desafio que encontramos em uma rede de supermercados com nove lojas em várias cidades e a presença de novos concorrentes se instalando na área de influência.  

Nosso projeto de Inteligência em Redução de Perdas teve início com um levantamento preciso das perdas atuais e principalmente das causas que levaram a rede ao cenário de mais de 3% de perdas totais, um patamar inadmissível. O mercado exigia da empresa uma abordagem contundente para que se tornasse mais competitiva.  

Foco na operação e redução das perdas

O total envolvimento e comprometimento de sócios e toda a diretoria foi a primeira conquista, sem a qual não seria possível obter o nível de performance desejado. Uma premissa relevante que impactou fortemente todos os departamentos da empresa. 

O envolvimento das pessoas, o programa de desenvolvimento e fortalecimento das equipes, tanto de Operações, quanto de Redução de Perdas, foram vitais para garantir a perenidade dos resultados, que começaram a aparecer já no 4º mês do projeto.  

Foram diversos benefícios diretos, como o aumento do resultado final obtido por uma redução de 51,6% nas perdas totais, além de outros benefícios indiretos, como a melhoria da acuracidade de estoques, diminuição da ruptura e o aumento do nível de serviço na loja pela melhoria da qualidade dos produtos vendidos. 

A importância de um time engajado

Com os indicadores devidamente controlados pela equipe de inteligência e as informações chegando rapidamente até as lojas e aos compradores, os ajustes necessários no dia a dia se tornaram mais práticos e ágeis, aumentando o engajamento do time.  

Na reunião semanal já se notava uma evolução muito importante no sentimento de responsabilidade dos líderes, fator chave para a mudança de atitude de todos. Com a discussão diária dos índices e a investigação das causas, feitas pela inteligência e pela equipe de operações, a atuação passou a ser mais objetiva e melhor direcionada, gerando ganhos expressivos.  

Até o time comercial, normalmente menos envolvido no assunto perdas, passou a contribuir de maneira especial, com mudanças na forma de comprar, mas sem nunca perder as vendas de vista. 

A presença constante dos assessores da R-Dias, orientando as ações in loco, encurtando as jornadas para os resultados e indicando o melhor caminho levou mais segurança e assertividade ao time do varejista.  

Você pode se interessar pelo artigo “Quanto valem os esforços de gestão”.

Aprimoramento da Gestão de Perecíveis

Grande parte do foco do projeto no supermercado foi direcionado para garantir estoques precisos, mas o maior impacto foi alcançado priorizando a melhoria da gestão de perecíveis.  

Nova exposição no FLV

Houve uma profunda atuação junto ao FLV, com revisão do sortimento, definição de padrão dos produtos, confecção das fichas técnicas, revisão da gestão da demanda e dos processos de compras. A rede passou por uma total reformulação de exposição em loja. 

Rendimento mais preciso no açougue

No açougue, uma revisão no modelo de comercialização, troca de fornecedores e um processo de rendimento mais preciso, permitiu conquistar mais qualidade dos produtos. O redesenho dos processos operacionais da seção, reduziu drasticamente as perdas conhecidas, evitando excesso de produção e de exposição. 

Ganho expressivo de perdas totais no supermercado

Esses esforços permitiram chegar a 1,5% de perdas totais, um ganho expressivo contribuindo para a maior competitividade da empresa, pois agora há espaço para reduzir as margens e enfrentar a concorrência com mais consistência, além de contabilizar um lucro líquido 30% maior.   

Com a metodologia de Redução de Perdas é possível melhorar a performance e a eficiência da operação da sua empresa.   

Sob uma nova ótica de gestão, a metodologia da R-Dias traz melhor eficiência à operação da empresa: 

Ficou com alguma questão não respondida? A R-Dias disponibiliza um canal gratuito para a ajudar na solução de dúvidas.

  • inteligência em redução das perdas
  • prevenção das perdas
  • redução das perdas
  • reduzindo perdas nos supermercados
  • supermercado
  • varejo
Compartilhar
7 Ações que fizeram Supermercado reduzir custos e melhorar lucro líquido Publicação Anterior
10 ações para supermercado aumentar o lucro com PIV - programa de incentivo de vendas Próxima Publicação

Recentes

  • CasesInteligência Comercial

    Fortalecendo o caixa da empresa

  • CasesInteligência Comercial

    Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

  • CasesInteligência de Gestão

    BIGLAR investe na redução das perdas

  • CasesInteligência Comercial

    Fortalecendo o time Comercial na Copercana

Leia por categoria

Cases Controladoria CORONAVÍRUS Download Gestão Histórias Inteligência Comercial Inteligência de Gestão M&A M&A - Fusões e Aquisições Operação de Loja Operações Podcast Precificação Prevenção de Perdas Redução das Perdas Tecnologia Uncategorized Vídeo Webinar

Leia por Tendência

atacarejo case cmv comercial competitividade comprador consumidor controladoria coronavírus eficiência flv formatos de loja fusões e aquisições gestão Gestão de categorias gestão de fornecedores gestão de supermercados indicadores inteligência comercial lucro M&A margem operação operações Perecíveis planejamento podcast posicionamento posicionamento de mercado posicionamento mercadológico precificação precificação estratégica preço pricing r-dias redução das perdas redução de despesas supermercadista supermercado Supermercados tecnologia varejo vendas vídeo webinar

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Precificação
CONTROLADORIA
OPERAÇÃO
Operação de Loja
REDUÇÃO DAS PERDAS

TECNOLOGIA
CASES
HISTÓRIAS
CORONAVÍRUS

 

GESTÃO
M&A
VÍDEO
Webinar
PODCAST

 

 

Varejo em Ação

O Varejo em Ação tem a missão de contribuir para evolução do varejo compartilhando conhecimento, boas práticas, inovação e indicadores do segmento, com cases e histórias de sucesso! 

Idealizado e com conteúdo produzido exclusivamente pela R-Dias Especialistas em Varejo.