Sair de inadmissíveis 3% de perdas totais para uma redução de 51, 6% em um curto espaço de tempo traz inúmeros benefícios ao supermercado. A redução da ruptura é um deles. Confira!
Manter o controle sobre as causas das perdas e reduzi-las foi o desafio que encontramos em uma rede de supermercados com nove lojas em várias cidades e a presença de novos concorrentes se instalando na área de influência.
Nosso projeto de Inteligência em Redução de Perdas teve início com um levantamento preciso das perdas atuais e principalmente das causas que levaram a rede ao cenário de mais de 3% de perdas totais, um patamar inadmissível. O mercado exigia da empresa uma abordagem contundente para que se tornasse mais competitiva.
Foco na operação e redução das perdas
O total envolvimento e comprometimento de sócios e toda a diretoria foi a primeira conquista, sem a qual não seria possível obter o nível de performance desejado. Uma premissa relevante que impactou fortemente todos os departamentos da empresa.
O envolvimento das pessoas, o programa de desenvolvimento e fortalecimento das equipes, tanto de Operações, quanto de Redução de Perdas, foram vitais para garantir a perenidade dos resultados, que começaram a aparecer já no 4º mês do projeto.
Foram diversos benefícios diretos, como o aumento do resultado final obtido por uma redução de 51,6% nas perdas totais, além de outros benefícios indiretos, como a melhoria da acuracidade de estoques, diminuição da ruptura e o aumento do nível de serviço na loja pela melhoria da qualidade dos produtos vendidos.
A importância de um time engajado
Com os indicadores devidamente controlados pela equipe de inteligência e as informações chegando rapidamente até as lojas e aos compradores, os ajustes necessários no dia a dia se tornaram mais práticos e ágeis, aumentando o engajamento do time.
Na reunião semanal já se notava uma evolução muito importante no sentimento de responsabilidade dos líderes, fator chave para a mudança de atitude de todos. Com a discussão diária dos índices e a investigação das causas, feitas pela inteligência e pela equipe de operações, a atuação passou a ser mais objetiva e melhor direcionada, gerando ganhos expressivos.
Até o time comercial, normalmente menos envolvido no assunto perdas, passou a contribuir de maneira especial, com mudanças na forma de comprar, mas sem nunca perder as vendas de vista.
A presença constante dos assessores da R-Dias, orientando as ações in loco, encurtando as jornadas para os resultados e indicando o melhor caminho levou mais segurança e assertividade ao time do varejista.
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Aprimoramento da Gestão de Perecíveis
Grande parte do foco do projeto no supermercado foi direcionado para garantir estoques precisos, mas o maior impacto foi alcançado priorizando a melhoria da gestão de perecíveis.
Nova exposição no FLV
Houve uma profunda atuação junto ao FLV, com revisão do sortimento, definição de padrão dos produtos, confecção das fichas técnicas, revisão da gestão da demanda e dos processos de compras. A rede passou por uma total reformulação de exposição em loja.
Rendimento mais preciso no açougue
No açougue, uma revisão no modelo de comercialização, troca de fornecedores e um processo de rendimento mais preciso, permitiu conquistar mais qualidade dos produtos. O redesenho dos processos operacionais da seção, reduziu drasticamente as perdas conhecidas, evitando excesso de produção e de exposição.
Ganho expressivo de perdas totais no supermercado
Esses esforços permitiram chegar a 1,5% de perdas totais, um ganho expressivo contribuindo para a maior competitividade da empresa, pois agora há espaço para reduzir as margens e enfrentar a concorrência com mais consistência, além de contabilizar um lucro líquido 30% maior.
Com a metodologia de Redução de Perdas é possível melhorar a performance e a eficiência da operação da sua empresa.
Sob uma nova ótica de gestão, a metodologia da R-Dias traz melhor eficiência à operação da empresa: