Inteligência Comercial

Como melhorar as vendas e a margem?

Desafio constante dos varejistas nos últimos tempos, as vendas e margens precisam estar alinhadas em um caminho estratégico que otimize os preços dentro de um posicionamento mercadológico

O Brasil vive um momento conturbado e os reflexos desta instabilidade podem ser percebidos principalmente no comércio, que vem trabalhando com margens muito apertadas e baixas perspectivas de vendas.

Atualmente, vender mais vem se tornando uma tarefa difícil nas organizações de todos os portes. Muitos varejistas estão buscando soluções, e a principal delas tem sido aumentar a participação das ofertas nas vendas, na expectativa de trazer mais clientes, e pior, vem adquirindo o vício de baixar o preço, entrando em uma guerra frenética pela atenção do shopper.

Esse caminho nos leva a alguns movimentos perigosos e o primeiro deles é a redução das margens. Ao optar pelas ofertas é necessário que as vendas subam proporcionalmente para que se mantenham na mesma massa de margem, ou seja, para que o dinheiro fique igual.

Acontece que essa redução nem sempre é negociada com o fornecedor e a situação só tende a piorar quando as vendas não crescem como o esperado, e só as despesas se elevam. O resultado é que o varejista fica apertado, pois sobra menos dinheiro e a massa de margem vai encolhendo cada vez mais.

Falando claramente: quando o varejista faz a oferta, na prática está reduzindo a sua performance. A solução pode estar em novas ferramentas, para que ocorra compensação, e uma delas é o pricing.

Por que utilizar o pricing?

Como metodologia, o pricing parte da premissa de que é necessário otimizar os preços para se ter mais rentabilidade. E vale ressaltar que essa otimização de preço não significa ser mais caro, mas sim ter melhores margens.

Assim, se o sortimento de uma empresa varejista é de 10 mil itens e 50% das vendas correspondem a algo em torno de 2% a 3% desse sortimento, se ela fizer ofertas, concentrará ainda mais as vendas nos itens ofertados.

Algumas empresas trabalham hoje com 35% a 40% das vendas em ofertas, um cenário muito arriscado, pois o consumidor passa a ir à loja motivado apenas por elas.

O pricing pode ajudar nessa questão, pois tem foco na política de preços. Ele orienta ao varejista que não venda mais barato que a concorrência o tempo todo. Afinal, o preço não é a variável mais crítica, e certamente não é a única decisória.

Otimizar os preços significa baixá-los para alguns itens e compensar em outros. Por outro lado é bom lembrar que o consumidor não tem uma percepção de preços muito abrangente para uma grande comparação. Basta lembrar que uma compra pequena tem em média 20 itens e uma grande não passa dos 100. Essa é a percepção que ele tem da loja com 10 mil itens.

E então, quais são as recomendações do Pricing?

1 – O preço não é a única variável relevante.

2 – Otimizar os preços não significa ser barato em tudo.

3 – Identificar a sensibilidade do preço de cada item do sortimento é muito importante.

Essa é a base para se estabelecer uma política de preços, apontando qual será o nível daquele varejo para os itens muito e pouco sensíveis. São os princípios da precificação.

R-Dias Especialistas em Varejo

View Comments

  • I see You're really a just right webmaster.
    The site loading speed is incredible. It seems that you're doing any
    unique trick. Furthermore, the contents are masterpiece.

    you've performed a excellent activity on this subject!
    Similar here: dobry sklep and also here: Najtańszy
    sklep

  • Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I'm trying to get my blog to rank for some
    targeted keywords but I'm not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Kudos! You can read
    similar blog here: Sklep internetowy

  • Hey! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good success.
    If you know of any please share. Thank you! You can read similar art here:
    Ecommerce

  • Hi! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good success.

    If you know of any please share. Cheers! You can read similar blog here:
    Dobry sklep

  • Hey! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good results.
    If you know of any please share. Kudos! You can read similar article here: Dobry
    sklep

  • Howdy! Do you know if they make any plugins to
    help with Search Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not
    seeing very good results. If you know of any please
    share. Appreciate it! You can read similar blog here: Backlinks List

  • Hello there! Do you know if they make any plugins to
    help with SEO? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm
    not seeing very good success. If you know of any please share.
    Kudos! I saw similar blog here: List of Backlinks

  • Howdy! Do you know if they make any plugins to
    assist with SEO? I'm trying to get my site to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good results.
    If you know of any please share. Many thanks!
    You can read similar article here: Backlinks List

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

2 anos ago