Eficiência operacional em supermercados: 7 ações para redução das perdas

Projeto em supermercado aumenta o resultado da empresa em R$ 13 milhões em dois anos. Ações foram realizadas em redução das perdas e centralização de operações, confira o case.

Conseguir trabalhar com maior controle e monitoramento das atividades, a partir da centralização de operações e redução de perdas, rendeu a uma rede de supermercados um retorno de mais de 13 milhões de reais em dois anos. 

Certamente um investimento que vale a pena! Mas para chegar aos resultados o trabalho requereu diversos estudos, debates e ações realizadas em conjunto que permitiram um retorno significativo na operação das lojas e na lucratividade da rede. 

O projeto da R-Dias na rede de supermercados com 26 lojas começou com os seguintes 5 objetivos

1) Centralização das operações do FLV 
2) Centralização das operações da Padaria 
3) Estruturação das regionais  
4) Evolução da gestão das lojas 
5) Redução de perdas 
 
O cliente tinha a seu favor o envolvimento da alta gestão desde o início do projeto, um dos pontos-chave para o sucesso da jornada. A participação de um dos sócios do supermercado no acompanhamento mensal dos resultados financeiros, bem como da evolução e das entregas do projeto foi fundamental.

Mãos à obra na redução de perdas

Uma de nossas primeiras ações para facilitar a gestão, dar visibilidade aos sócios e levar a empresa para além das Fronteiras da Eficiência® Operacional, método exclusivo da R-Dias, foi a criação de uma Central de Inteligência em Redução de Perdas. Ajudamos na seleção do profissional que deveria estar à frente do novo departamento e treinamos um analista para monitorar os indicadores desenvolvidos pelos especialistas da R-Dias e compartilhar essa informação com a empresa. 
 
Na Central de Inteligência em Redução de Perdas, passamos a medir os indicadores por regional, lojas, categorias e uma dezena de outros dados que começaram a ser  compartilhados com os gestores da rede de supermercados, de acordo com suas responsabilidades. 

Relação de processos e perdas nos supermercados

O estudo não ficou apenas no quesito quantitativo. Outra informação analisada, compilada e distribuída pela central de inteligência foi a qualidade de todos os processos operacionais, traduzidas em números. Implementamos uma ferramenta de monitoramento desses processos e unificamos os dados criando uma visão de causa-efeito. Em outras palavras, ampliamos a visão do indicador das perdas e os gestores passaram a conhecer os processos que mais impactavam o indicador. Assim teriam mais clareza para melhorar a operação e os resultados. 

Acreditamos que os processos têm impacto direto nas perdas, positiva ou negativamente. Quanto mais bem desenhado e implantado é o processo, mais ele colabora para a redução de perdas.

A partir da visão clara da situação de dos indicadores estabelecidos, passamos a analisar os setores com mais profundidade. Algumas ações foram implantadas nas seções de FLV e Padaria do supermercado, com o objetivo de centralização para ganho de qualidade e redução das perdas. Em outro case reduzimos praticamente em 50% o total de perdas do cliente, levando o percentual para 1,6%, veja.

Redução de perdas no FLV

O modelo de operação do FLV centralizado foi definido após inúmeras análises e a construção de diferentes cenários e debates, o que resultou na modificação do horário de operação da Central de Distribuição, que passou a operar a partir das 20h. Isso colaborou para a conservação dos produtos, já que os caminhões não eram refrigerados, e para a garantia do abastecimento das 26 lojas do supermercado com maior velocidade e qualidade dos produtos.  

O resultado da centralização e do monitoramento foi a redução de perdas no FLV, como mostra o gráfico a seguir: 

Revisão de sortimento na Padaria

Na padaria, os objetivos da centralização foram a melhora da qualidade dos produtos, a padronização das lojas da rede de supermercados, a redução de perdas e a elevação das vendas. Iniciamos justamente com a análise das vendas deste setor, estudamos a informação loja a loja e a partir destes estudos revisamos o sortimento da padaria, garantindo a entrega do produto certo e na quantidade exata. Os impactos foram positivos e as quebras diminuíram gradativamente, conforme mostra o gráfico a seguir: 

7 ações para diminuir as perdas em supermercados

O projeto é bem amplo e contemplou outras áreas da rede de supermercados. Seguindo a linha de romper as fronteiras da eficiência operacional, implementamos as seguintes 7 ações:  

1) Padronização dos inventários gerais e a definição dos calendários dos 
rotativos; 
2) Instituição dos inventários semanais nos perecíveis;  
3) Implantação da iniciativa de DATA CURTA, com automatização do processo para monitoramento dos itens próximos a data de validade; 
4) Implantação do controle do processo de ruptura nas lojas; 
5) Evolução do processo de conferência na saída dos produtos do CD e das lojas; 
6) Ampliação da Central de Inteligência em Redução de Perdas, com o engajamento de mais pessoas; 
7) Implantação do modelo de gestão 

Se quiser solucionar dúvidas sobre esse processo, clique aqui e converse conosco gratuitamente pelo WhatsApp.

Com o melhor controle de operações e perdas das 26 lojas, a rede ultrapassou as expectativas de eficiência operacional e comemora os resultados. Se estiver interessado em mais conteúdo sobre redução das perdas, confira todos os artigos aqui.

 

R-Dias Especialistas em Varejo

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