Conseguir trabalhar com maior controle e monitoramento das atividades, a partir da centralização de operações e redução de perdas, rendeu a uma rede de supermercados um retorno de mais de 13 milhões de reais em dois anos.
Certamente um investimento que vale a pena! Mas para chegar aos resultados o trabalho requereu diversos estudos, debates e ações realizadas em conjunto que permitiram um retorno significativo na operação das lojas e na lucratividade da rede.
O projeto da R-Dias na rede de supermercados com 26 lojas começou com os seguintes 5 objetivos:
1) Centralização das operações do FLV
2) Centralização das operações da Padaria
3) Estruturação das regionais
4) Evolução da gestão das lojas
5) Redução de perdas
O cliente tinha a seu favor o envolvimento da alta gestão desde o início do projeto, um dos pontos-chave para o sucesso da jornada. A participação de um dos sócios do supermercado no acompanhamento mensal dos resultados financeiros, bem como da evolução e das entregas do projeto foi fundamental.
Uma de nossas primeiras ações para facilitar a gestão, dar visibilidade aos sócios e levar a empresa para além das Fronteiras da Eficiência® Operacional, método exclusivo da R-Dias, foi a criação de uma Central de Inteligência em Redução de Perdas. Ajudamos na seleção do profissional que deveria estar à frente do novo departamento e treinamos um analista para monitorar os indicadores desenvolvidos pelos especialistas da R-Dias e compartilhar essa informação com a empresa.
Na Central de Inteligência em Redução de Perdas, passamos a medir os indicadores por regional, lojas, categorias e uma dezena de outros dados que começaram a ser compartilhados com os gestores da rede de supermercados, de acordo com suas responsabilidades.
O estudo não ficou apenas no quesito quantitativo. Outra informação analisada, compilada e distribuída pela central de inteligência foi a qualidade de todos os processos operacionais, traduzidas em números. Implementamos uma ferramenta de monitoramento desses processos e unificamos os dados criando uma visão de causa-efeito. Em outras palavras, ampliamos a visão do indicador das perdas e os gestores passaram a conhecer os processos que mais impactavam o indicador. Assim teriam mais clareza para melhorar a operação e os resultados.
A partir da visão clara da situação de dos indicadores estabelecidos, passamos a analisar os setores com mais profundidade. Algumas ações foram implantadas nas seções de FLV e Padaria do supermercado, com o objetivo de centralização para ganho de qualidade e redução das perdas. Em outro case reduzimos praticamente em 50% o total de perdas do cliente, levando o percentual para 1,6%, veja.
O modelo de operação do FLV centralizado foi definido após inúmeras análises e a construção de diferentes cenários e debates, o que resultou na modificação do horário de operação da Central de Distribuição, que passou a operar a partir das 20h. Isso colaborou para a conservação dos produtos, já que os caminhões não eram refrigerados, e para a garantia do abastecimento das 26 lojas do supermercado com maior velocidade e qualidade dos produtos.
O resultado da centralização e do monitoramento foi a redução de perdas no FLV, como mostra o gráfico a seguir:
Na padaria, os objetivos da centralização foram a melhora da qualidade dos produtos, a padronização das lojas da rede de supermercados, a redução de perdas e a elevação das vendas. Iniciamos justamente com a análise das vendas deste setor, estudamos a informação loja a loja e a partir destes estudos revisamos o sortimento da padaria, garantindo a entrega do produto certo e na quantidade exata. Os impactos foram positivos e as quebras diminuíram gradativamente, conforme mostra o gráfico a seguir:
O projeto é bem amplo e contemplou outras áreas da rede de supermercados. Seguindo a linha de romper as fronteiras da eficiência operacional, implementamos as seguintes 7 ações:
1) Padronização dos inventários gerais e a definição dos calendários dos
rotativos;
2) Instituição dos inventários semanais nos perecíveis;
3) Implantação da iniciativa de DATA CURTA, com automatização do processo para monitoramento dos itens próximos a data de validade;
4) Implantação do controle do processo de ruptura nas lojas;
5) Evolução do processo de conferência na saída dos produtos do CD e das lojas;
6) Ampliação da Central de Inteligência em Redução de Perdas, com o engajamento de mais pessoas;
7) Implantação do modelo de gestão
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Com o melhor controle de operações e perdas das 26 lojas, a rede ultrapassou as expectativas de eficiência operacional e comemora os resultados. Se estiver interessado em mais conteúdo sobre redução das perdas, confira todos os artigos aqui.
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