Inteligência Comercial

Garantindo as margens, precificação estratégica vs. DESPESAS OPERACIONAIS


A estratégia para a precificação sempre foi importante, mas em momentos em que o consumidor muda de comportamento isso passa a ser uma questão de sustentabilidade. Daqui há algumas semanas, após a crise Covid-19 (todas as crises passam) viveremos um cenário de forte redução dos gastos por parte das famílias brasileiras, pois a sombra ou a difícil realidade do desemprego abalará fortemente nossa economia e isso alterará fortemente a rota que vivíamos no início de 2020 com crescimento econômico.

Historicamente existe uma relação entre o desemprego e as vendas no varejo, o gráfico abaixo comprova isso, e a equipe de especialista e matemáticos da R-Dias fez essa correlação em anos passados e durante os primeiros meses de 2020.


Diante dos desafios que a pandemia impõe a milhões de empresas é de se esperar, infelizmente, que muitas tenham que demitir, pois as empresas não-essenciais já passaram mais de 45 dias fechadas. Alguns estados começam a reabrir gradativamente os estabelecimentos, mas por exemplo: São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, ainda não tem um plano claro para retorno.

São desafios complexos e os mais flexíveis vencerão essa guerra! E por ter passado e vencido muitas crises em seus 25 anos de história a R-Dias Especialistas em Varejo criou esse material composto por 4 módulos sobre precificação. Vamos te apresentar variáveis que impactam o pricing em 4 módulos, todos voltados para otimizar os preços com foco no momento e no comportamento do consumidor pós pandemia. Aqui vale um alerta, mesmo que você não seja do comercial esse conteúdo é interessante para você, pois precificação tem uma das suas principais variáveis fora do comercial, quer saber aonde? Nas despesas! Sim, a despesa operacional é a variável que mais impacta o preço na gôndola.

Vejamos este exemplo, os supermercados devem ter suas despesas operacionais em torno de 19%. Percentuais muito menores para supermercados podem prejudicar o nível de serviço, o atendimento na loja, e em contrapartida, patamares mais elevados podem significar ineficiência operacional e consequentemente, baixa competitividade. Lembramos que em cada formato de loja (express, supermercados e atacarejo).

É obvio que exceções existem sim, mas, bons resultados estão diretamente ligados a otimizar as despesas e as margens.


Como o consumidor estará mais sensível aos preços no momento pós pandemia, o ganho de eficiência operacional se tornará essencial e muitas empresas estão buscando a redução das despesas de forma errada e a qualquer custo. Existem metodologias corretas para alcançar este alvo, e sair cortando despesas sem critérios pode ser péssimo para a empresa e com consequências como o afastamento do consumidor, cuidado!

Voltando a questão da precificação, o que tem ocorrido em muitas empresas é a perda da competitividade em função das altas despesas, ou seja, é o comercial que paga a conta! O preço ao consumidor final tem elevação para cobrir a ineficiência operacional. Esse cenário precisa mudar!

CASE
16 lojas
Faturamento mensal de R$ 45.000.000
Despesas 20,8%: R$ 9.360.000

Para mostrar como mudar este cenário e deixar sua empresa mais competitiva a R-Dias apresenta o seguinte CASE: O cenário encontrado era mediano, as despesas operacionais próximas a 20,8%, mas, entendendo que os resultados poderiam ficar melhores, a família que controlava a empresa decidiu iniciar um projeto com a R-Dias e o resultado principal foi a redução de 1,7p.p. nas  despesas operacionais, saindo de 20,8 para 19,1%, realizando um trabalho de 12 meses de implantação e 6 meses de consolidação, que gerou algo em torno de R$ 13.770.000 (treze milhões setecentos e setenta mil reais).

O resultado acima de pode ser aplicado em LIQUIDEZ, ou COMBATE a concorrência ou ainda pode ser direcionado para a ABERTURA DE NOVAS LOJAS, 2 ou 3 lojas podem ser abertas para contribuir com a perenidade da empresa, considerando o valor acima. Em momentos como o que estamos vivendo todo ajuste fino é importante e pode ser significativo. Saiba mais sobre o case CLICANDO AQUI!

R-Dias Especialistas em Varejo

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

2 anos ago