Pesquisa de preços em supermercados: uma visão diferente

O que você faz com as informações sobre os 500 ou mil produtos que pesquisa na concorrência? Você sabia que é possível extrair mais informações úteis dessa pesquisa para melhorar sua competitividade? Acompanhe esse artigo.

Prática corriqueira no setor supermercadista, a pesquisa de preços dos concorrentes muitas vezes é realizada com tecnologia própria, com o ERP, ou com o uso de serviços terceirizados. A despeito da forma, essas pesquisas geram centenas de informações que, em geral, terminam na área comercial para a precificação ou o acompanhamento da concorrência, algo que na prática significa diminuir os preços, salvo em raras exceções. 

Questões-chave sobre pesquisa de preço:

1) O que essa informação agrega ao seu supermercado, além de alertá-lo para baixar os preços? 
2) Qual posicionamento mercadológico a empresa quer ter perante os seus concorrentes? 
3) Como anda a sua competitividade? 

Pesquisa vem depois da estratégia de pricing

Na visão dos especialistas da R-Dias, a pesquisa de concorrentes é uma etapa importante do processo, mas a estratégia de precificação ou o famoso “pricing ” deve antecedê-la. Ter os dados nas mãos é importante, porém, mais do que isso, é saber qual a função desses dados, como utilizá-los e, em uma visão mais ampla, quais são os benefícios reais que o seu supermercado pode ter com o posicionamento mercadológico. 

Para o supermercado, o uso dessa pesquisa não pode se restringir apenas a acompanhar os concorrentes nos preços ladeira abaixo e assim queimar a margem. Alguma vez você já utilizou a pesquisa para corrigir os preços para cima e assim tentar manter a competitividade? Se fez isso conte para a gente, queremos te dar os parabéns! 

Fale gratuitamente com um especialista no Whatsapp da R-Dias para solucionar dúvidas sobre Pesquisa de Preço.  

O uso correto das pesquisas no supermercado

Para utilizar a pesquisa de preços corretamente no supermercado você deve identificar quais são seus seus produtos notáveis, aqueles que o seu cliente também pesquisa, ou seja, sua curva A de competitividade, aqueles itens que devem ser acompanhados de perto. 

Além dos notáveis, devemos acompanhar, em menor frequência, os poucos notáveis, pois apesar de serem menos relevantes são importantes na composição dos resultados e das margens.  

Enquanto os notáveis devem ser acompanhados de uma a duas vezes por semana, os poucos notáveis podem ser monitorados quinzenalmente. Ressaltamos que a forma da pesquisa e a frequência podem variar, dependendo da região e da competitividade que deseja dar para a loja. 

Competitividade comercial deve ser estabelecida

Definidos os produtos notáveis e os poucos notáveis, outra estratégia importante para o supermercado é estabelecer a competitividade comercial para cada grupo ou até mesmo para cada item. Isso mesmo, item a item. Em determinadas regiões ou bairros, os itens devem ser tratados separadamente. 

Na verdade, a competitividade está diretamente ligada a uma estratégia macro. Para aquele gestor que conhece os seus concorrentes e sabe qual jogo está jogando, conhece a entrega de valor deles, uma pesquisa estratégica e criteriosa contribui para descobrir novas informações:

 – Sua loja entrega mais ou menos serviços? 
– Que visão o consumidor tem dessa comparação entre o seu supermercado e os concorrentes? 
 
Com essas informações é possível criar uma metodologia segura para a precificação, considerando-se o comportamento do produto (notável/pouco notável), a entrega de valor dos concorrentes e a estratégia de competitividade

Com todas estas definições e informações podemos iniciar um posicionamento mercadológico completo, realizar as ofertas ou a gestão das ofertas de forma mais assertiva e melhorar a margem comercial dos supermercados. 

R-Dias Especialistas em Varejo

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