Prática corriqueira no setor supermercadista, a pesquisa de preços dos concorrentes muitas vezes é realizada com tecnologia própria, com o ERP, ou com o uso de serviços terceirizados. A despeito da forma, essas pesquisas geram centenas de informações que, em geral, terminam na área comercial para a precificação ou o acompanhamento da concorrência, algo que na prática significa diminuir os preços, salvo em raras exceções.
1) O que essa informação agrega ao seu supermercado, além de alertá-lo para baixar os preços?
2) Qual posicionamento mercadológico a empresa quer ter perante os seus concorrentes?
3) Como anda a sua competitividade?
Na visão dos especialistas da R-Dias, a pesquisa de concorrentes é uma etapa importante do processo, mas a estratégia de precificação ou o famoso “pricing ” deve antecedê-la. Ter os dados nas mãos é importante, porém, mais do que isso, é saber qual a função desses dados, como utilizá-los e, em uma visão mais ampla, quais são os benefícios reais que o seu supermercado pode ter com o posicionamento mercadológico.
Para o supermercado, o uso dessa pesquisa não pode se restringir apenas a acompanhar os concorrentes nos preços ladeira abaixo e assim queimar a margem. Alguma vez você já utilizou a pesquisa para corrigir os preços para cima e assim tentar manter a competitividade? Se fez isso conte para a gente, queremos te dar os parabéns!
Para utilizar a pesquisa de preços corretamente no supermercado você deve identificar quais são seus seus produtos notáveis, aqueles que o seu cliente também pesquisa, ou seja, sua curva A de competitividade, aqueles itens que devem ser acompanhados de perto.
Além dos notáveis, devemos acompanhar, em menor frequência, os poucos notáveis, pois apesar de serem menos relevantes são importantes na composição dos resultados e das margens.
Enquanto os notáveis devem ser acompanhados de uma a duas vezes por semana, os poucos notáveis podem ser monitorados quinzenalmente. Ressaltamos que a forma da pesquisa e a frequência podem variar, dependendo da região e da competitividade que deseja dar para a loja.
Definidos os produtos notáveis e os poucos notáveis, outra estratégia importante para o supermercado é estabelecer a competitividade comercial para cada grupo ou até mesmo para cada item. Isso mesmo, item a item. Em determinadas regiões ou bairros, os itens devem ser tratados separadamente.
– Sua loja entrega mais ou menos serviços?
– Que visão o consumidor tem dessa comparação entre o seu supermercado e os concorrentes?
Com essas informações é possível criar uma metodologia segura para a precificação, considerando-se o comportamento do produto (notável/pouco notável), a entrega de valor dos concorrentes e a estratégia de competitividade.
Com todas estas definições e informações podemos iniciar um posicionamento mercadológico completo, realizar as ofertas ou a gestão das ofertas de forma mais assertiva e melhorar a margem comercial dos supermercados.
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado
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