Em recente palestra realizada no Rio de Janeiro, apresentamos o case de um cliente R-Dias em que os ganhos com a reformulação dos processos de compras e negociação foram bastante expressivos, elevando as vendas em 6,73% (que originaram de histórico de queda), as margens em 1,97 ponto percentual e o lucro bruto em 15,8%.
Vale destacar que o varejo vive de margem e existem dois caminhos para aumentá-las:
1. Melhorar as compras, reduzindo o custo da mercadoria vendida, o CMV.
2 . Precificar de forma mais estratégica, usando técnicas de pricing.
Acontece que os vendedores da indústria estão cada vez mais preparados, com dezenas de horas de treinamentos por ano na bagagem. E a sua equipe comercial, como está? Ela tem sido bem treinada? Qual foi a última vez que você contratou um treinamento estratégico ou direcionado aos compradores e gestores da área?
A essa altura você deve estar avaliando se conhece com profundidade a performance dos fornecedores, o quanto eles crescem na categoria, em sua loja e no mercado, não é mesmo? A questão é: seu supermercado tem uma estratégia clara para cada um deles? Se você teve que pensar para responder, talvez seja hora de dar mais atenção ao tema.
O ponto de partida pode ser observar 8 erros clássicos da equipe comercial no varejo
Em todos os estudos e projetos que já fizemos com compradores e equipes comerciais, ao longo de mais de 27 anos de atuação no varejo, o cenário se repete:
1 – Mais de 82% do tempo dos compradores é gasto com ações de cunho operacional;
2 – O tempo dedicado a temas estratégicos é bem pequeno;
3 – Profissionais sênior precisam executar rotinas de pouco valor agregado;
4 – Os profissionais trabalham com sistemas de compras pouco automatizados;
5 – As sugestões de pedidos nem sempre são precisas, provocando erro e retrabalho;
6 – Os estoques são imprecisos gerando excessos e/ou ruptura;
7 – Há pouco tempo para os compradores se planejarem para o atendimento;
8 – Há dificuldade de conectar as informações de mercado com as informações do histórico.
Considerando essas dificuldades, a equipe comercial merece aplausos por conseguir manter o negócio, inclusive com bons resultados em muitos casos.
Imagine o que os varejistas fariam com mais apoio, com processos otimizados, maior automação, treinamento, técnicas e metodologias avançadas. Os resultados seriam certamente muito melhores!
Embora a negociação seja considerada uma excelente fonte de resultados ela é um dos processos mais impactados desse cenário. Para obter êxito, a negociação precisa de muito preparo, a começar com uma profunda análise dos dados de performance do fornecedor e suas categorias.
O passo seguinte seria a definição da estratégia e metas conjuntas, pelas condições e contrapartidas envolvidas, para só depois chegar à a negociação propriamente dita.
São oportunidades de melhoria de resultados que não podem esperar. Se você ainda tem dúvidas, entre em contato com a R-Dias pelo nosso canal gratuito.
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado
CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado