Inteligência Comercial

A nova normalidade do varejo – igual, mas diferente

https://api.soundcloud.com/tracks/754898350

Falar de tempos desafiadores já não é suficiente para descrever o que o varejo alimentar tem vivido. Debater sobre economia e política é importante, mas não resolve nossos desafios da operação ou da controladoria. A mão na massa e ação com inteligência é o que nos leva às soluções que precisamos.

Não dá para negar, está difícil aumentar as vendas de forma que possamos compensar o inevitável aumento das despesas. E nesse ambiente, o varejista lança mão do seu arsenal, cuja arma principal, sempre tida como a mais eficaz, é a oferta.

E qual é o raciocínio lógico? Reduzir os preços dos produtos, aumentando as vendas para assim, gerar mais lucro. Isso sempre funcionou, sendo o caminho mais simples. E então fica tudo normal, certo? Mais ou menos.

Lidamos com as mesmas variáveis de sempre, mas o comportamento delas é bem diferente. Em tempos áureos, na época de recordes de crescimento de vendas, um ponto percentual de redução de margens nos levava ao aumento de 5% a 6% nas vendas. Se a margem diminuísse 2 pontos percentuais as vendas poderiam crescer mais de 10%, UAU! Mas as coisas já não são bem assim.

Hoje o comportamento do consumidor mudou muito, as ofertas não geram os resultados esperados como antigamente, e a diminuição da margem não gera tamanho crescimento de venda.

Resumindo: o mercado não está comprador. Portanto, uma redução de 2 pontos percentuais de margem terá que gerar um aumento de vendas de 8,7% e de volume de 16,9% só para manter a mesma rentabilidade. Na atualidade desconhecemos esse crescimento, e ainda tem muitos consumidores comprando somente as ofertas.

E não sabemos quando isso vai mudar, nem se realmente vai mudar. O fato é que vivemos uma “nova normalidade”. Se o varejista esperar por uma mudança do cenário, de forma passiva, ou utilizar as mesmas táticas de sempre, pode sofrer graves perdas e até correr o risco de desaparecer do mercado.

A boa notícia é que podemos corrigir o rumo se entendermos melhor o cenário. Precisamos agir em um curtíssimo tempo e planejar a médio e longo prazo. Buscar a venda com a responsabilidade de quem sabe que sem resultados uma empresa não sobrevive.

LEIA MAIS

Os planos atuais e novos planos devem considerar esta nova normalidade, não podemos depender exclusivamente do aumento de vendas para gerar o resultado. É importante olhar para a empresa como um todo além das vendas, reduzindo despesas, quebras e utilizando uma metodologia que aumente a margem de contribuição e reduza o CMV.

Contribuindo para uma primeira visão, seguem alguns indicadores a serem analisados além das ofertas:

  • Despesas: Ideal abaixo de 18% (Lojas e Central)
  • Quebras: Abaixo de 1,8% (atenção aos perecíveis)
  • Ofertas: Participação nas vendas abaixo de 22%

Não destrua o resultado da sua empresa, lembre-se, as melhores decisões geram os melhores resultados, e ter um benchmarking de boas práticas e um direcionamento correto pode contribuir para evolução dos indicadores atuais.

R-Dias Especialistas em Varejo

View Comments

  • You're truly a just right webmaster. The web site loading pace is incredible.
    It kind of feels that you are doing any distinctive trick.
    Furthermore, the contents are masterpiece. you have done a excellent process in this subject!
    Similar here: najtańszy sklep and also here: Dyskont online

  • Hello! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I'm not seeing very good success. If you know of any please share.
    Many thanks! You can read similar text here: Ecommerce

  • Hi! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

    I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I'm not seeing very good success. If you know of any please share.
    Kudos! You can read similar text here: Sklep internetowy

  • Good day! Do you know if they make any plugins to help with
    Search Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I'm not seeing very good gains. If you know of any please share.

    Cheers! You can read similar text here: Najlepszy sklep

  • Hi there! Do you know if they make any plugins to help
    with Search Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm
    not seeing very good gains. If you know of any please share.

    Appreciate it! You can read similar article here: Dobry sklep

  • Hi! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but
    I'm not seeing very good gains. If you know of any please
    share. Appreciate it! You can read similar article here: Najlepszy sklep

  • Hi! Do you know if they make any plugins to assist with
    Search Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm
    not seeing very good gains. If you know of any please share.
    Kudos! You can read similar text here: Link Building

  • Wow, superb weblog layout! How long have you ever been running a
    blog for? you made blogging look easy. The overall
    look of your site is magnificent, as well as the content material!

    You can see similar here sklep online

  • Wow, awesome weblog format! How lengthy have you ever been running a
    blog for? you make running a blog look easy. The whole glance
    of your site is wonderful, as neatly as the content!
    You can see similar here prev next and that was wrote
    by Laurence88.

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

2 anos ago