Controladoria

Administração de despesas no supermercado garante a competitividade

https://api.soundcloud.com/tracks/756167674

Baixa eficiência, perda de vendas entre outros fatores podem levar o supermercado às altas despesas, situação que deve ser equilibrada rapidamente.

As despesas dos supermercados têm um ritmo de crescimento natural. O grande problema é quando elas crescem mais do que as vendas, o que precisa ser tratado rapidamente para que se alcance novamente o equilíbrio.

Temos nos deparado com empresas em que o comercial é forçado a aumentar as margens para cobrir o aumento de despesas. Isso pode ser feito, mas há um limite que é o risco de perda de competitividade.

Em supermercados de diversos cantos do país é bem comum que essa responsabilidade seja atribuída ao comercial sem que se tenha feito a lição de casa na redução de despesas.

Despesas insustentáveis

Entre os principais fatores que permitem chegar a despesas insustentáveis nos supermercados, destacam-se os seguintes:

  • Falta de orçamento – Se não há um nível esperado de despesas é mais difícil definir se o realizado é danoso;
  • Falta de referência ou comparativo – Quais são as despesas de quem executa as melhores práticas? Sua empresa está acima ou abaixo destas referências? Qual seu benchmarking?
  • Ausência de controle – Se o supermercado não contar com um processo bem estruturado e indicadores específicos para acompanhar constantemente as despesas, dificilmente alcançará a excelência.
  • Responsabilização e engajamento – Sem um “dono”, um responsável pelos indicadores, as despesas dificilmente serão bem geridas. Além disso, as equipes precisam ser envolvidas nos processos de controle e conscientizadas sobre as causas que levam às altas despesas. Assim elas poderão atuar melhor na redução e manutenção das conquistas.

Resumindo, a baixa eficiência leva às despesas altas. A seguir, alguns cases negativos de situações que nos deparamos no mercado:

  • Despesas de Logística (Centro de Distribuição e frota): superiores a 2,5%, quando poderiam ser inferiores a 1,5%;
  • Despesas administrativas (também chamadas de despesas corporativas ou de central): 2,6%, bem superiores à variação entre 1,5% e 1,8% recomendável;
  • Despesas operacionais: 22% maiores do que a variação entre 17% e 18% suportáveis.

O fator mais relevante não é o quão altas estão as despesas, mas sim como reduzi-las. Isso só é possível com conscientização, entendendo as estratégias da empresa.

Leia também: 7 ações que fizeram o supermercado reduzir custos e melhorar o lucro líquido


Ganho de produtividade

Em muitos casos, quando se fala em despesas, logo vem à mente as despesas de pessoal, pela sua relevância. Nesse caso, o método mais eficaz e seguro a ser usado é o ganho de produtividade. Isso porque aquela ideia de “passar o facão” traz um grande risco: ao se fazer cortes e reduções sem um olhar mais técnico e crítico, pode-se perder nível de serviço e desagradar o consumidor, o que definitivamente, não interessa a ninguém. Aumentar a eficiência da equipe é o primeiro passo rumo à redução das despesas com pessoal.

O passo seguinte é garantir processos mais otimizados, com a automação de rotinas e um trabalho mais técnico e metrificado. O uso de algoritmos mais inteligentes para elaboração de escalas de pessoal, a administração sistematizada de tarefas e o controle de disciplina na execução e fortalecimento dos líderes são algumas das iniciativas que podem levar à maior produtividade.

O lado bom é que a maior produtividade permite escolher entre dois caminhos: a redução de despesas ou o aumento do nível de serviço ao consumidor. E não há uma alternativa correta, só depende do patamar atual de resultados da empresa e de seus objetivos.

Reduzir despesas e mantê-las bem administradas é um dos grandes segredos para se manter competitivo. Em tempos difíceis como temos vivido, isso pode ser a diferença entre a perenidade e o insucesso.

Dúvidas? Fale com os especialistas da R-Dias através do nosso canal gratuito. Clique aqui!

R-Dias Especialistas em Varejo

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

2 anos ago