Gestão

Varejo Alimentar saindo da Zona de Conforto

O setor supermercadista viveu uma bolha por alguns meses e isso, de certa forma, parece ter anestesiado alguns empresários. Todos sabemos que o ano de 2020 foi de glória para o varejista. Vimos redes crescerem suas vendas em mais de 30%, enquanto outras optaram por melhorar as margens e o resultado final subiu para a maioria.

Isso era óbvio e natural, pois aumentamos muito a fatia de participação no bolso do consumidor, enquanto quase tudo em volta estava fechado, shoppings, restaurantes, hotéis, lazer, entre outros.

O problema é que tem empresário acreditando que o negócio evoluiu. É aí que mora o perigo. O CENÁRIO MUDOU.

Faça uma análise:

  • O que você fez para vender mais?
  • Quais foram as ações estratégicas para melhorar a margem da sua empresa?
  • A participação das ofertas aumentou em 2021?
  • Qual o impacto da inflação no crescimento da sua venda nos últimos meses?

Com a reabertura, o cenário mudou!

A equipe da R-Dias tem alertado varejistas nesse sentido: a reabertura total de outros segmentos, a inflação e algumas outras variáveis, como a velocidade de expansão dos grandes players, tem impactado fortemente o resultado do setor.

Nos últimos meses temos visto muitos casos de perda de venda bruta e a quase totalidade das pesquisas no setor apontam que a perda de volume (quantidade de itens vendidos) é superior a 10%.
É PRECISO SAIR DA BOLHA RÁPIDO!

É preciso sair da zona de conforto e tomar ações que realmente façam sua empresa evoluir. A boa notícia é que há tempo e formas de reagir. Nesta edição temos cases reais que comprovam evolução de alguns varejistas que estouraram a bolha e colocaram a mão na massa com o intuito de expandir as Fronteiras da Eficiência®.

Entre crescer e estagnar

O gráfico a seguir exemplifica o que acontece quando a empresa fica na “zona de conforto”. Essa posição é temporária e transitória, e logo sua empresa poderá entrar em declínio. Pense, você está confortável, com resultado positivo e construindo um bom patrimônio. Se ficar alguns anos nessa posição, sem investimentos no negócio, o que acontece?

Sempre haverá um concorrente disposto a crescer, que se mexe, que expande, que está aberto a novos conhecimentos, que capacita o COMERCIAL e coloca novas técnicas em operação, que busca eficiência para a REDUÇÃO DOS CUSTOS E DAS PERDAS, tudo na trilha de melhores resultados. Quando esse player chegar na sua porta e abrir uma ou mais lojas na sua cidade, o cenário vai mudar rapidamente.

Sempre haverá um concorrente disposto a crescer, que se mexe, que expande, que está aberto a novos conhecimentos, que capacita o COMERCIAL e coloca novas técnicas em operação, que busca eficiência para a REDUÇÃO DOS CUSTOS E DAS PERDAS, tudo na trilha de melhores resultados. Quando esse player chegar na sua porta e abrir uma ou mais lojas na sua cidade, o cenário vai mudar rapidamente.

E qual a diferença de evoluir antes ou depois da chegada do concorrente?

Em 27 anos de história da R-Dias já vimos isso acontecer por dezenas de vezes. Em muitos casos, o varejista de “DENTRO DA BOLHA” não teve tempo para acordar e foi atropelado. Quando se está nesta situação, satisfeito com um resultado perto de 3% de lucro líquido, que poderia ser 6% ou até 7%, quando a concorrência aperta, a turma da zona de conforto normalmente zera o resultado. E nessa hora o varejista quer:

  1. Brigar no preço, para aumentar a venda
  2. Fazer oferta, para parecer barateiro e atrair o consumidor
  3. Cortar despesas, para melhorar o resultado
  4. Diminuir o estoque, para aumentar o capital de giro

É tudo ao mesmo tempo agora! Será que isso funciona ou aumenta o tamanho do buraco?

As ações acima são válidas, mas todas precisam de estratégia!

Ações comerciais sem resultado

Qual a estratégia para aumentar a venda? Ou o varejista simplesmente queima a margem em 1p.p. ou 2p.p. em todo o MIX para vender mais? Será que isso atrai o consumidor?

Recentemente, vimos um caso em que a rede de R$ 40.000.000/mês saiu de 30% de margem para 27% e a massa de margem diminuiu, ou seja, a venda não apareceu com a queda da margem! É preciso técnica e estudo especializado para alcançar sucesso nesta jornada.

No que diz respeito às ofertas, recentemente analisamos um encarte e percebemos que havia 5 itens de fornecedores diferentes da mesma categoria de produtos. É provável que a margem da categoria vá ao chão. Por isso, é preciso ter uma estratégia, um planejamento das ofertas e fazer isso em parceria com os fornecedores para melhorar a performance e minimizar os impactos na margem.

Atuando de forma positiva a R-Dias construiu com um varejista e a participação da indústria um momento de cooperação, um Programa de Incentivos a Venda o PIV e que neste caso o PIV teve um resultado de incremento de massa de margem de R$ 879.423,00 (oitocentos e setenta e nove mil quatrocentos e vinte e três reais).

Estratégia é fundamental

Articular esses movimentos para que a situação não piore é o melhor caminho a trilhar, porém, quando o resultado aperta, o empresário quer reverter o jogo de um mês para outro e isso é quase impossível de acontecer.

Pense nos reflexos negativos dessas ações de forma desordenada. Agir rápido é importante e, nessas horas, técnicas específicas são fundamentais. Então, questione-se:

  1. O posicionamento mercadológico perante a concorrência está adequado?
  2. Seus gerentes querem acompanhar todos os concorrentes para serem mais baratos?
  3. Qual sua participação de ofertas? É alta ou baixa?
  4. Quais itens colocar na oferta para combater esse concorrente?
  5. Qual o estoque mais assertivo e como controlar a ruptura?
  6. Qual a alocação ideal da mão de obra na minha loja?
  7. Como aumentar a eficiência da minha equipe e reduzir despesas com pessoal?

Depois de meses, ou às vezes anos, na zona de conforto, romper as Fronteiras da Eficiência® para um crescimento sustentável requer ações articuladas, planejadas, que exigem conhecimento profundo de especialistas para acertar no menor tempo possível. Nessas horas é importante ter bons parceiros que possam acelerar a evolução do seu negócio.

PREPARAÇÃO PARA VENCER A CONCORRÊNCIA

O que queremos com esse artigo? Que o seu negócio evolua constantemente e que seus resultados melhorem através da gestão e de técnicas que deixem a organização preparada para a concorrência que virá, seja ela física ou digital.

Queremos ver sua empresa crescendo, ultrapassando as fronteiras com resultado na última linha superior a 6% e preparada para VENCER A CONCORRÊNCIA, por isso, nas páginas seguintes preparamos um material com esse objetivo. A R-Dias tem como missão melhorar o resultado dos clientes e queremos sua empresa mais forte. Boa leitura!

R-Dias Especialistas em Varejo

Share
Published by
R-Dias Especialistas em Varejo

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

2 anos ago