O varejo passou pelos meses de março e abril de 2020 sem fazer esforços para vender: nada de ofertas, nada de panfletos, com o mercado aberto somente para o que foi considerado serviço essencial e a concorrência indireta eliminada temporariamente.
Em quase todos os supermercados analisados pela R-Dias a margem comercial aumentou de 1 a 4 pontos percentuais, o que é considerado bom, mas temporário, pois como os esforços para vender diminuíram consideravelmente e as vendas permaneceram dentro das metas, as ofertas não queimaram margem.
Com os primeiros sinais de retomada em alguns estados, o cenário voltará ao normal em algumas semanas e o futuro pós-pandemia tende a ser bem complexo: o desemprego e a sensibilidade aos preços pelo consumidor ditarão a regra para um segundo semestre de recuperação em 2020, o que pode se estender até 2021. É nessa fase que os supermercadistas precisam estar atentos à competitividade.
A estratégia de precificação e as variáveis que impactam a margem comercial são muito relevantes, principalmente, quando o consumidor está sensível à variação de preços.
Tudo isso pode espelhar competitividade, mas poucos têm uma estratégia melhor para conduzir essas ações.
Para um caminho mais certeiro, seria necessário que o supermercadista respondesse as seguintes questões:
1) Qual é a competitividade, por categoria ou produto, que você deseja?
2) Qual é o seu principal concorrente?
3) Qual a visão de custo-benefício que o consumidor tem da sua loja?
4) Qual a quantidade de itens pesquisados na curva B e C?
5) Qual a última vez que equalizou seus preços em função da pesquisa?
O que temos percebido é que existe uma visão externa de competitividade, bem como ações no sentido de combater a concorrência, mas não há uma coordenação nesse sentido. Não existe uma estratégia clara e na maioria das vezes as ações queimam a margem, ao passo que uma boa estratégia gera margem e mantém o DNA da empresa.
É preciso ter metodologia para criar uma estratégia de precificação e a competitividade é uma variável importante. Por exemplo, para compor o mix de margem precisamos pesquisar produtos da Curva B e C em quantidade suficiente para entender o comportamento e a estratégia da concorrência, além da Curva A.
Antes de definir a competitividade por categoria é importante conhecer as categorias-identidade da loja, aquelas que o consumidor entende como diferencial do seu estabelecimento.
Em seguida precisamos entender o posicionamento de todas as categorias e como rentabilizaremos cada uma delas dentro do mix de margem, um trabalho profundo que exige conhecimento e experiência. Trocando em miúdos, a ideia é chegar à competitividade por categoria a partir do entendimento da estratégia da concorrência.
Para implementar o mix de margem a R-Dias utiliza uma metodologia que leva em consideração principalmente:
1. Visão do shopper
2. Nível de serviço
3. Categorias-identidade
4. Competitividade comercial
Assista ao webinar Como evoluir o planejamento do seu supermercado.
O case a seguir mostra como o mix de margem foi construído de forma inteligente e resultou no acréscimo médio de 0,82 pontos percentuais na margem comercial, o que nos primeiros 12 meses retornou para o cliente mais de R$ 3 milhões.
Para que se tenha uma ideia do cenário, a margem comercial analisada antes da execução da nova estratégia estava no patamar mínimo de 21,63%. Depois da implementação subiu para 23,12%, uma evolução de 1,49p.p., conforme gráfico apresentado:
Todas as variáveis além da competitividade foram levadas em consideração e analisadas em profundidade, debatidas em detalhe com o cliente e a equipe de especialistas da R-Dias.
Quer saber mais sobre o case? Clique AQUI
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