Uncategorized

Atacarejo com Atuação Estratégica em Perecíveis

O consumidor está mudando e a prova disto é que a preocupação com a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL cresce ano a ano.

Fique atento! Isso pode impactar seu negócio positivamente, depende de você!

Recentemente uma pesquisa realizada no canal ATACAREJO mostrou que pela 1ª vez o consumidor estava preocupado em encontrar “Alimentos frescos e de alta qualidade”.

Ora, se nesse canal já existe essa preocupação, imagine nos demais.

A ideia de alimentação saudável passa pelos perecíveis e principalmente pelo HORTIFRUTI e já conta com o olhar de grandes players. O movimento da Lojas Americanas comprando a rede Hortifruti Natural da Terra comprova que perecíveis são lucrativos e relevantes para o futuro do varejo alimentar.

Perecível é tudo de bom!

Como diz o Diretor Comercial da R-Dias, Gustavo Fleubert, “Perecível é tudo de bom! Atrai o consumidor mais vezes para a loja, tem boas margens e gera fluxo de caixa positivo. Além disso, é uma defesa contra a guerra de preços e uma barreira contra o e-commerce”.

O consumidor quer saudabilidade e procura FRESCOR nas lojas. É claro que os grandes investidores estão percebendo o futuro desse segmento e especialistas já orientam o caminho.

E você, o que tem feito na sua rede para aumentar a participação dos perecíveis?

Recentemente a R-Dias foi contratada para reformular a operação dos perecíveis, especificamente na reestruturação de todos os processos da Centralização do FLV em uma grande rede. Revisamos da compra à entrega, passando pela central no CEASA com crossdocking, distribuição e operação em loja.

Case de centralização

A rede é a Mart Minas e atua, exclusivamente, no formato Atacarejo com 48 lojas em cidades pólo de Minas Gerais. O investimento na reestruturação teve algumas premissas:

  • Não impactar o custo operacional
  • Aumentar a produtividade
  • Não realizar manipulação nas lojas

Como foi feito esse trabalho?

De acordo com o diretor de Operações da rede, Danilo Belizário Martins de Andrade, na conversa inicial com a equipe da R-Dias, a rede procurou passar que a ideia era revisitar toda a cadeia de entrega nas lojas até o momento da exposição. “Revisitamos os processos do nosso CD de hortifrutis, o recebimento, a padronização da qualidade, a ficha técnica de todos os produtos, da qualidade na hora da compra desses produtos pra chegar na loja, desenhamos os processos de recebimento, os padrões tanto para o CD quanto para as lojas”, conta o diretor.

Era início de 2020 e a ideia era fazer treinamento presencial com a equipe, rodar todas as lojas, mas chegou a pandemia. A diretoria decidiu continuar com o trabalho e passaram a ter treinamentos virtuais com a R-Dias e 100% dos funcionários de hortifrúti. Hoje a reciclagem é feita com o mesmo material produzido naquela época.

“A equipe R-Dias ia nas lojas, produzia o material e conversava com os nossos encarregados. Pontuamos algumas lojas, que queríamos que eles visitassem, em que o hortifruti funcionava bem, com um bom padrão de exposição e boa execução de rotina. Indicamos outras que não tinham boa disciplina, tinham mais dificuldade, não faziam boa exposição. Eles então mapearam os maiores problemas e a gente conversou bastante. Visitaram basicamente duas regionais nossas completas. Tudo isso para construir os processos”, explica.

Os resultados foram interessantes

O Mart Minas teve bons resultados. “Avaliamos o trabalho como muito benéfico. Foi muito bom ter alguém para olhar o hortifruti, esse setor tão importante. Isso trouxe engajamento, fez com que tivéssemos mais comunicação com o setor. Evoluímos bastante na execução, e uma execução bem feita requer um trabalho constante. Contamos também com uma atuação muito boa da nossa equipe. Resumindo, nos trouxe união e sinergia em alguns processos que precisavam melhorar”, avalia Danilo.

R-Dias Especialistas em Varejo

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

2 anos ago