Cases

Cooper investe em novos formatos

Há pouco mais de uma década, o segmento supermercadista tinha basicamente 3 formatos relevantes: supermercados, hipermercados e atacarejo. Passados 10 anos o cenário se multiplicou e hoje existem mais de 15 tipos de formato de lojas.

Cada modelo tem suas particularidades e são grandes as diferenças entre eles, da compra, do sortimento até o PDV, passando pela margem, despesas operacionais, quebras e nível de serviço.

A questão é: muitos empresários do VAREJO ALIMENTAR não entenderam que cada formato merece uma estratégia, cada modelo é um tipo de negócio e cada negócio tem seus indicadores de performance.

A R-Dias tem construído e implementado projetos vencedores que especificam, em detalhes e com profundidade, como criar um novo formato. São dezenas de informações, como:

  • Estrutura física e equipamento
  • Layout e exposição
  • Modelo logístico
  • Alocação de mão de obra setorizada
  • Modelo operacional
  • Simulação de cenários financeiros e DRE

COMO VENCER A CONCORRÊNCIA UTILIZANDO NOVOS FORMATOS?

O melhor caminho aponta para diversificar o negócio, estar mais próximo dos clientes, ampliando o número de lojas, aumentando a quantidade de municípios atendidos e assim participar de mais MOMENTOS DE COMPRA DO CONSUMIDOR, que é quem decide em qual formato realizará a compra, e se você tiver dois ou mais formatos terá mais interações com o shopper.

Pensado de forma estratégica e no futuro, a catarinense COOPER decidiu diversificar e investir na construção de diversos modelos de negócios, motivada pelas demandas dos cooperados que chegam através de ouvidorias ou de outros canais de relacionamento, dizendo que gostariam de ter a COOPER mais próxima de suas localidades.

Com uma gestão profissional e visionária, o Presidente Executivo do grupo, Osnildo Maçaneiro, explica que o grande propósito do desenvolvimento de novos formatos é justamente estar próximo das pessoas que querem ter uma cooperativa ao seu lado, seja em cidades menores ou em bairros nas cidades em que atuam.

EM BUSCA DA PROXIMIDADE COM O CLIENTE

“Para o desenvolvimento do projeto de novos formatos de loja, a assessoria da R-Dias foi fundamental no planejamento das ideias que tínhamos, um trabalho feito a quatro mãos, realizado in loco e também via digital, mas sempre em parceria com a nossa equipe. Foi muito trabalho de ambas as partes que culminou em todo o planejamento, ordenamento e detalhamento de cada etapa, de cada formato que criamos. Um trabalho a quatro mãos, de muito sucesso!”, afirma.

De acordo com Osnildo, o apoio da R-Dias foi fundamental, trazendo a condição de trocar ideias e validar por uma assessoria externa. Na visão do Presidente Executivo, trata-se de um negócio viável para a organização e com o retorno do investimento validado a curto e médio prazo. Ele acrescenta que a inovação é algo perene na cooperativa e por isso acredita que continuarão investindo em diversificação. Afinal, ao longo da história de 77 anos da COOPER foram várias as inovações em formato, modelo e conceito.

Transmitindo felicidade

“A visão da nossa cooperativa é a de que ela é inovadora e gera felicidade às pessoas. Portanto, vamos continuar expandindo para gerar felicidade aos cooperados, nossos eternos donos e usuários. Nunca esquecemos que nosso primeiro valor, o cooperado é a nossa razão de existir e outro, também importante, é o respeito às pessoas. Com certeza, no futuro iremos expandir, sempre gerando um bom relacionamento e felicidade a essas pessoas que fazem parte da nossa história. O nosso propósito é: “Juntos cooperamos para momentos felizes”. Portanto, tem tudo a ver com felicidade, num momento de bastante instabilidade, queremos transmitir cada vez mais a felicidade. E é isso o que procuramos fazer diariamente”, garante.

Quer montar um atacarejo ou uma loja de vizinha com apoio de especialistas? Ligue (11) 99889-4834

R-Dias Especialistas em Varejo

Share
Published by
R-Dias Especialistas em Varejo

Recent Posts

Pricing e Gestão Comercial Avançada Gerando Resultados

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Golyzer – Ferramenta simplifica a gestão

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Campeãs de Performance do Varejo

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

11 meses ago

Live Supermeeting: Campeões de Performance

https://www.youtube.com/watch?v=etPm_6qlksc

1 ano ago

Fortalecendo o caixa da empresa

CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…

2 anos ago

Cooperativa investe na estruturação da Inteligência de Mercado

Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado

2 anos ago