Com o objetivo de aumentar as vendas e unir o varejo e a indústria, o case do PIV é um exemplo fantástico com resultado exponencial em um cliente da R-Dias.
O cliente tem em sua rede diversas bandeiras: supermercados, atacarejos e padarias. Uma operação estruturada, mas os sócios tinham o interesse em melhorar a performance comercial quando contratou a assessoria, eram ajustes finos a serem executados. Eles acreditaram na expertise da empresa especialista no segmento.
Foram realizadas diversas ações que resultaram no aumento de margem e na melhoria da venda. O Programa de Incentivo a Venda (PIV) é uma parceria comercial do supermercado com a indústria que visa desenvolver uma mecânica de incentivo às vendas de um produto específico por determinado período.
Pouco utilizado no Brasil, a R-Dias apresentou toda a forma de operação do PIV ao cliente que aceitou realizar a dinâmica em sua rede. Um conceito que envolve uma disputa interna entre as lojas e operadoras, além de bonificação para os envolvidos, tudo em parceria com a indústria.
Desenvolvemos um calendário estratégico visando atratividade para a indústria e para os consumidores, e a partir disto partimos para a ação. Programamos a sequência de produtos para os próximos meses, buscamos os parceiros para alavancar as vendas e comunicamos para toda empresa as premiações e ações da iniciativa.
Ações realizadas no case:
1. Definições de papéis e responsabilidades
2. Definição dos itens e calendário da ação
3. Definição das regras, metas e critérios para premiação
4. Envolvimento de equipe e fornecedores
5. Treinamento das lideranças
6. Treinamento das equipes envolvidas
7. Implementação
8. Monitoramento das informações
9. Feedback para os envolvidos durante a campanha
10. Premiação e destaque dos envolvidos
Um dos principais agentes do projeto é a EQUIPE DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL que desenha a ação, faz a seleção dos itens participantes juntamente com os compradores e monitora as vendas durante a campanha, avaliando o desempenho das lojas e repassando informação para os gerentes. É responsabilidade deste setor, que no caso foi implementado pela R-Dias, apurar os resultados finais e fornecer os dados compilados para o fornecedor parceiro, para a alta gestão e para as lojas.
Abaixo segue a performance obtida com chocolate, um dos produtos de uma campanha onde a loja trabalhou para gerar a venda por impulso junto ao consumidor final:
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