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Perdas totais abaixo de 1,6% – inteligência em redução das perdas

O projeto de Inteligência em Redução das Perdas teve início com um preciso levantamento das perdas atuais e principalmente das causas que levaram até o cenário de mais de 3% de perdas totais. Numa empresa com 9 lojas em vários municípios diferentes, ter controle sobre essa variável e reduzir estas perdas era fundamental. Novos concorrentes se instalando em sua área de influência exigia da empresa uma abordagem contundente para que se tornasse mais competitiva. Esse patamar de perdas não era admissível. 

A primeira conquista foi o total envolvimento e comprometimento dos sócios e sua diretoria, sem o qual não seria possível obter o nível de performance desejado. Uma premissa relevante que impactou fortemente todos os departamentos da empresa.

Pessoas e resultados

O envolvimento das pessoas, o programa de desenvolvimento e fortalecimento das equipes, tanto de Operações, quanto de Redução de Perdas, foram vitais para garantir a perenidade dos resultados que começaram a aparecer já no 4º mês do projeto.  

Foram diversos benefícios diretos, como o aumento do resultado final obtido por uma redução de 51,6% nas perdas totais, e outros indiretos como a melhoria da acuracidade de estoques, diminuição da ruptura e o aumento do nível de serviço na loja pela melhoria da qualidade dos produtos vendidos.  

Com os indicadores devidamente controlados pela equipe de inteligência e as informações chegando rapidamente até as lojas e compradores, os ajustes necessários no dia-a-dia se tornaram mais práticos e ágeis, aumentando ainda mais o engajamento do time. Na reunião semanal pôde ser notada uma evolução muito importante no sentimento de responsabilidade dos líderes, fator chave para a mudança de atitude de todos. Com a discussão diária dos índices e a investigação das causas feita pela inteligência e equipe de operações, a atuação passou a ser mais objetiva e bem direcionada, gerando ganhos expressivos. Até o time comercial, normalmente menos envolvido no assunto perdas, passou a contribuir de maneira especial, com mudanças na forma de comprar, mas sem nunca perder de vista as vendas. 

A constante presença dos assessores da R-Dias, orientando in loco as ações, encurtando as jornadas para os resultados e ensinando o “caminho das pedras” levou mais segurança e assertividade para o time do varejista.  

Técnicas e resultados

Grande parte do foco do projeto foi direcionado para garantir estoques precisos, mas o maior impacto foi alcançado priorizando a melhoria da gestão de perecíveis.  

Houve uma profunda atuação junto ao FLV, com revisão do sortimento, definição de padrão dos produtos e confecção das fichas técnicas, revisão da gestão da demanda e processos de compras, passando por uma total reformulação da exposição em loja. 

No açougue, uma revisão no modelo de comercialização, troca de fornecedores e um processo de rendimento mais preciso, permitiu conquistar mais qualidade aos produtos. Já o redesenho dos processos operacionais do setor reduziu drasticamente as perdas conhecidas evitando excesso de produção e de exposição. 

Esses esforços permitiram alcançar 1,5% de perdas totais, um ganho expressivo contribuindo para a empresa ser mais competitiva, pois agora há espaço para reduzir as margens e enfrentar a concorrência com mais consistência, ou, simplesmente, contabilizar um lucro líquido 30% maior. Fica ao gosto do freguês.

Quer conhecer mais sobre essa metodologia de redução das perdas e como melhorar a eficiência da operação da sua empresa? Converse com os especialistas da R-Dias.

R-Dias Especialistas em Varejo

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