Controladoria

DRE seguro: eficiência no controle de informações

Um DRE seguro, estruturado para o supermercado, gera muitas oportunidades para melhorar os resultados.

Em nossas oportunidades de trocar ideias com os supermercadistas notamos que existe muita incerteza com relação aos números da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). Um desses varejistas nos confidenciou que olha para a DRE e não confia nas informações de Custo da Mercadoria Vendida (CMV), entre outros dados de apuração profunda.

Entre as principais dicas que oferecemos a eles nessas conversas, procuramos ressaltar o seguinte:

  • A importância de instituir a controladoria no supermercado ou de estruturar melhor essa área, pois é um investimento necessário, principalmente para empresas varejistas;
  • Um DRE seguro, estruturado para o supermercado, gera muitas oportunidades para melhorar os resultados;
  • Que busquem os resultados por linha do DRE e tenha ganhos consideráveis. Ao definir as prioridades, procure onde estão os maiores ganhos, você estará sendo consistente.
  • Os profissionais dessa área devem entender de varejo e ter metodologia para transferir o conhecimento, com ações práticas, para a sua equipe.
  • Ter acesso ao benchmarking de outros supermercados é importantíssimo para tirar sua empresa da média. O ideal é buscar os melhores resultados e práticas, e a R-Dias pode ajudar nisso.

Da venda bruta ao EBITDA

Os dados que compõem um DRE completo, da venda bruta até o EBITDA, precisam ser validados para serem confiáveis. A margem líquida é impactada por todos os setores da empresa, como, por exemplo:

  • Compras: Custo da mercadoria vendida (CMV);
  • Fiscal: Impostos e a forma de tributação escolhida;
  • RH: Despesas com mão de obra;
  • Financeiro: Despesas e custos em geral;
  • Centro de Distribuição: Custos logísticos e rateios administrativos;
  • Operação: Lojas;
  • Prevenção de Perdas: Quebras e indicadores de perda.

Confiabilidade das informações

São dezenas de informações, algumas muito especificas, que somente especialistas do varejo que as vivenciam conhecem a fundo.

Dois são os setores que podem apresentar o DRE: o departamento financeiro ou o contábil. No entanto, há poucos supermercados com capacidade de entregar um DRE Contábil que reflita a realidade dos fatos. Isso é o que defendemos e ficamos orgulhosos de ter ajudado clientes neste caminho.

Quem normalmente apresenta o DRE é o financeiro, que além de prestar contas dos bancos, saldos, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, fechamento, tesouraria das lojas, integrações contábeis, apurar divergências e diferenças de outros setores, deve validar os dados do DRE.

Sabemos que em alguns casos é o financeiro que também cuida do recebimento de verba de fornecedores, cobranças de clientes, de descarga, entre outras.

Então, na prática quem consegue validar os dados em uma empresa varejista, garantir que o número da quebra é o correto? Quem garante o CMV apurado da melhor forma, valida os rateios do centro de distribuição e a forma de ratear?

Nossa visão é a de que essas funções pertencem a um setor chamado Controladoria e em empresas varejistas de todos os portes é fundamental existir esse departamento.

Leia também: 7 passos para mapeamento de processo em supermercados.

Mas, afinal, o que é Controladoria?

Em poucas palavras, é um departamento responsável por gerar eficiência e assertividade na gestão, através do monitoramento e controle das informações de toda a organização. Ou seja, um setor que analisa, certifica e compartilha os dados para o bom andamento da organização.

É a controladoria que deve centralizar esses dados, validar e assessorar a alta direção na tomada de decisão, com a segurança dos números e, preferencialmente, o conhecimento do negócio varejista.

Com a evolução da área, uma central de inteligência passa a nutrir toda a empresa com profundidade e segurança de dados.

Esse artigo foi elaborado para ajudar aos varejistas, mas temos a consciência de que estruturar um departamento exige investimentos e que o faturamento, o número de lojas e o de colaboradores são cruciais para tomar essa decisão.

Quer saber mais? Fale com os especialistas da R-Dias através do nosso canal gratuito. Clique aqui.

R-Dias Especialistas em Varejo

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