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6 passos para Gestão de Supermercados

Aprimorar a gestão do supermercado já fez empresas que tinham lucro líquido de 6% elevarem ainda mais esse patamar.

Cuidar da gestão de um supermercado não é tarefa fácil e tira o sono de muitos empresários, preocupados com os resultados. Quando pensam no assunto, muitas questões vêm à tona e podem comprometer a ação.  

Dentre os pontos principais, estão: 

  • Imprevisibilidade dos fatores externos
  • Complexidade do negócio
  • Competitividade e concorrência
  • Desenvolvimento da liderança


Como garantir uma boa execução? São tantos os desafios que podem até desanimar os menos persistentes. Mas, mesmo diante de tantas incertezas, podemos afirmar que a gestão estará no centro de qualquer resposta. 

Veja aqui “Supermercados aumentam margens com redução de cmv e gestão de fornecedores”

Mother with daughter at a grocery store

Os céticos de plantão sempre questionam os investimentos em gestão. Sendo assim, como é possível analisar quanto valem os esforços nesse sentido? A resposta é bem simples: nunca podem custar mais do que os ganhos conquistados, obviamente. 

Já a manutenção desses ganhos deve garantir, sustentavelmente, um lucro líquido superior a 5%. A tarefa não é fácil, mas uma boa gestão pode viabilizar essa conquista. Nessa hora, você, que está há tantos anos à frente de um negócio varejista, pode perguntar: 

Onde estão as oportunidades para levar o lucro a esse patamar? Elas existem mesmo?
Sim, elas existem!


Há mais de 25 anos apoiando varejistas de todos os cantos do país para melhorar seus resultados, podemos afirmar que nunca conhecemos uma empresa que não tivesse pontos de melhoria que pudessem elevar seus lucros.  

Existem ótimas empresas supermercadistas focadas na prevenção de perdas com números abaixo de 1,5%. Porém, se olharmos para a controladoria, o custo de pessoal pode ser superior a 9,5%. Há casos também de supermercados que administram as margens de contribuição de forma magistral, mas os estoques são altos e o capital de giro muitas vezes está comprometido. 

Você se lembra daquela frase famosa de Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”?

Já conhecemos empresas com lucro líquido acima de 6% que tinham oportunidade de obter ainda mais e conseguiram. Por que temos que nos contentar com os resultados atuais? 

Naturalmente, sempre será necessário um esforço extra para aumentar a lucratividade. E é aqui que a gestão volta a mostrar seu valor.  

Quer tirar dúvidas sobre o tema? Fale com nossos consultores pelo canal gratuito da R-Dias. Clique aqui! 

Mas onde estão estas oportunidades? Como a gestão pode ajudar a alcançá-las?

Destacamos 4 pontos de oportunidades mais relevantes para os supermercados com uma visão conservadora sobre os ganhos potenciais: 

1. Margem e vendas – aumento de pelo menos 1 p.p. (ponto percentual) de margem. 

2. Estoques e capital de giro – redução em torno de 20%-25% de estoques. 

3. Perdas e quebras – pelo menos 25% de redução. 

4. Despesas – redução de 1 a 2 p.p. 

Naturalmente, os ganhos possíveis dependem do patamar em que se encontram os indicadores da sua empresa e a visão dos dirigentes. É nessa hora que muitos varejistas, de diversos portes e perfis se perguntam: “Por onde começar?” Preparamos um pequeno roteiro que pode servir de guia nesse processo. 

São 6 passos para uma gestão mais eficiente de supermercados:


1º passo – Conhecer e entender os resultados. Caso a empresa não tenha um demonstrativo de resultados do exercício (DRE), precisa começar a fazê-lo, construir o balanço patrimonial e o fluxo de caixa. Para saber um pouco mais sobre fluxo de caixa, assista ao vídeo Fluxo de Caixa.  

2º passo – Implantar um conjunto de indicadores de performance que permita compreender as causas dos resultados. 

3º passo – Comparar seus resultados com as boas práticas ou melhores referências do mercado, de acordo com o perfil da sua empresa. 

4º passo – Priorizar os objetivos através da identificação das maiores oportunidades de retorno que possam ser conquistadas no menor tempo possível. 

5º passo – Envolver as equipes e desenhar os planos de ação que gerarão as mudanças capazes de trazer os resultados desejados. 

6º passo – Garantir o controle dos planos, acompanhando cronogramas, orçamento e a conquista das metas estabelecidas. 

Aproveite para reforçar sua crença na gestão e aumentar os resultados da empresa! 

Gostou do artigo? Leia também: 

“Pricing para varejo: maiores margens, competitividade e otimização de preços” 

“Supermercado reduz perdas para abaixo de 1,6% – Saiba como” 




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