Ter a possibilidade de realizar um investimento e a expansão do negócio através de aquisições pode ser algo interessante, porém quando não é bem feito pode se tornar muito perigoso. Sabe aquele presente que após aberto vira uma surpresa negativa? É preciso ter cuidado.
Fusões mal planejadas podem complicar a operação e as finanças dos envolvidos. O comprador precisa avaliar uma série de cenários, destaca o especialista em M&A Gustavo Fleubert, devemos olhar para o passado e, principalmente, para o promissor futuro da empresa ou não da organização a ser comprada.
Para a criação desses cenários e das ponderações possíveis é necessário um olhar profundo sobre um negócio que o comprador provavelmente pouco conhece, está embrulhado e algumas vezes maquiado.
Destacamos 8 pontos que merecem análise, com relação ao negócio que se pretende adquirir:
1) Vendas dos últimos 24 meses;
2) Margens e ofertas;
3) Passivo trabalhista;
4) Passivo fiscal;
5) Outros negócios dos sócios;
6) Dívidas da pessoa física e jurídica;
7) Novo concorrente;
8) Indicadores de performance.
COMPRADORA
VENDEDORA
Entre os exemplos de questionamentos que os empresários supermercadistas NÃO estão acostumados a fazer, destacamos os seguintes:
Você também pode se interessar por Posicionamento de Mercado na Prática para Supermercados.
A operação não teve a intermediação de um especialista em M&A e varejo e infelizmente a aquisição complicou a saúde financeira da empresa compradora, que não se sustentou por muito tempo.
A complexidade de unificar as equipes, a diferença de mix e a distância entre o padrão do nível de serviço foram alguns dos principais pontos não avaliados anteriormente. Assim, não houve planejamento para superá-los, algo viável quando visto previamente.
Um termo muito utilizado nesse mercado é DUE DILIGENCE, investigação que a princípio realiza uma radiografia profunda do vendedor. Porém, na maioria das vezes esse processo tem uma visão para as áreas financeira, contábil e fiscal, deixando de lado a questão mercadológica, uma análise muito relevante para o comprador.
Essas análises e ponderações comerciais são essenciais para o sucesso do negócio e não são realizadas na Due Diligence. Para uma avaliação além das questões financeiras, fiscais e contábeis é necessário ter ao seu lado um especialista em varejo, com expertise em M&A e um olhar para o futuro sem emoção. Ele traz a racionalidade para conhecer e prever os desafios, muitas vezes ocultados pela ânsia de crescer e empreender.
Por isso, a importância de fazer uma operação com a maior segurança possível e ainda, do lado do comprador, com todas as garantias e reservas de valores que podem ocorrer para compensar surpresas futuras.
Nos negócios de M&A é normal uma parte do montante da operação ficar retida, depositada em uma conta especifica e que o vendedor tenha acesso a valores parciais ou ao todo em determinados momentos.
São muitos os cuidados e pontos de atenção que se deve ter com esse tipo de negócio e um intermediador experiente no segmento pode ajudar bastante, destaca Fleubert. Se achar interessante, entre em contato com o especialista.
Outro ponto positivo, que reforça a utilização de um intermediador, é a preservação dos envolvidos. Todo supermercadista é bom de negociação e nesse caso dois leões de lados opostos da mesa podem inviabilizar o negócio. O que queremos dizer com isso? São muitas emoções e anos de trabalho, uma vida na mesa.
Sendo assim, fica evidente a importância da figura do interlocutor para ajudar a fazer o negócio fluir sem atritos entre as partes, pois quando isso acontece e o conflito se instala, um bom negócio pode ser perdido justamente pela falta de mediação.
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado
CASE: estruturar processos, revisar o posicionamento mercadológico e reduzir os estoques para liberar capital de…
Cooperativa que atua com REDE DE SUPERMERCADOS investe na estruturação da Inteligência de Mercado