M&A - Fusões e Aquisições

Quer comprar um supermercado? O que descobrir antes de fechar negócio

Quem compra tem o capital a seu favor, mas será que esse investimento fará com que a empresa cresça ou que desapareça do mercado? Acompanhe a ideia nesse artigo.


Ter a possibilidade de realizar um investimento e a expansão do negócio através de aquisições pode ser algo interessante, porém quando não é bem feito pode se tornar muito perigoso. Sabe aquele presente que após aberto vira uma surpresa negativa? É preciso ter cuidado.  

Fusões mal planejadas podem complicar a operação e as finanças dos envolvidos. O comprador precisa avaliar uma série de cenários, destaca o especialista em M&A Gustavo Fleubert, devemos olhar para o passado e, principalmente, para o promissor futuro da empresa ou não da organização a ser comprada.  

Para a criação desses cenários e das ponderações possíveis é necessário um olhar profundo sobre um negócio que o comprador provavelmente pouco conhece, está embrulhado e algumas vezes maquiado.  

Destacamos 8 pontos que merecem análise, com relação ao negócio que se pretende adquirir: 

1) Vendas dos últimos 24 meses; 
2) Margens e ofertas; 
3) Passivo trabalhista; 
4) Passivo fiscal;  
5) Outros negócios dos sócios; 
6) Dívidas da pessoa física e jurídica; 
7) Novo concorrente; 
8) Indicadores de performance

Na verdade, o comprador precisa de uma radiografia da empresa a ser comprada, para que navegue em mares calmos. Ter 100% de certeza nessas análises é algo muito difícil, por isso o apoio de mentoria e intermediações é algo valiosíssimo, mesmo para quem realiza a aquisição.


Um case real – A importância das informações


COMPRADORA 

  • 10 Lojas
  • Faturamento estimado em R$ 15mm/mês;
  • Foco nos públicos B e C;
  • 13.000 itens ativos;
  • Participação baixa de importados;
  • Nível de serviço mediano.


VENDEDORA 

  • 6 Lojas
  • Faturamento estimado em R$ 5mm/mês;
  • Foco no público A;
  • 9.000 itens ativos;
  • Participação alta de importados;
  • Nível de serviço elevado.


Entre os exemplos de questionamentos que os empresários supermercadistas NÃO estão acostumados a fazer, destacamos os seguintes: 

  • Quais as dificuldades desse cenário?
  • Qual cultura prevalecerá na empresa?
  • Como será passar a ter duas bandeiras da noite para o dia?


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O andamento da negociação


A operação não teve a intermediação de um especialista em M&A e varejo e infelizmente a aquisição complicou a saúde financeira da empresa compradora, que não se sustentou por muito tempo. 

A complexidade de unificar as equipes, a diferença de mix e a distância entre o padrão do nível de serviço foram alguns dos principais pontos não avaliados anteriormente. Assim, não houve planejamento para superá-los, algo viável quando visto previamente.  

Qual o melhor caminho para comprar um supermercado?


Um termo muito utilizado nesse mercado é DUE DILIGENCE, investigação que a princípio realiza uma radiografia profunda do vendedor. Porém, na maioria das vezes esse processo tem uma visão para as áreas financeira, contábil e fiscal, deixando de lado a questão mercadológica, uma análise muito relevante para o comprador. 

Essas análises e ponderações comerciais são essenciais para o sucesso do negócio e não são realizadas na Due Diligence. Para uma avaliação além das questões financeiras, fiscais e contábeis é necessário ter ao seu lado um especialista em varejo, com expertise em M&A e um olhar para o futuro sem emoção. Ele traz a racionalidade para conhecer e prever os desafios, muitas vezes ocultados pela ânsia de crescer e empreender. 

Quando falamos de compra ou venda de loja ou redes de supermercados, normalmente estamos nos referindo ao maior negócio da vida dos envolvidos.


Por isso, a importância de fazer uma operação com a maior segurança possível e ainda, do lado do comprador, com todas as garantias e reservas de valores que podem ocorrer para compensar surpresas futuras.  

Nos negócios de M&A é normal uma parte do montante da operação ficar retida, depositada em uma conta especifica e que o vendedor tenha acesso a valores parciais ou ao todo em determinados momentos. 

A importância do interlocutor



São muitos os cuidados e pontos de atenção que se deve ter com esse tipo de negócio e um intermediador experiente no segmento pode ajudar bastante, destaca Fleubert. Se achar interessante, entre em contato com o especialista.

Outro ponto positivo, que reforça a utilização de um intermediador, é a preservação dos envolvidos. Todo supermercadista é bom de negociação e nesse caso dois leões de lados opostos da mesa podem inviabilizar o negócio. O que queremos dizer com isso? São muitas emoções e anos de trabalho, uma vida na mesa.  

Sendo assim, fica evidente a importância da figura do interlocutor para ajudar a fazer o negócio fluir sem atritos entre as partes, pois quando isso acontece e o conflito se instala, um bom negócio pode ser perdido justamente pela falta de mediação. 





R-Dias Especialistas em Varejo

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